Sinproesemma realiza Curso de Formação de Formadores e Formadoras

O Sinproesemma realizou nesta sexta-feira e sábado (16 e 17 de fevereiro) o Curso de Formação de Formadores e Formadoras que tem o objetivo de preparar e aperfeiçoar a prática docente para os sindicalistas dispostos a ministrarem aulas referentes à formação sindical.

Ministrado pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), com os formadores Augusto Petta e Liliana Lima, o curso teve carga horária de 16 horas e abordou temas de caráter pedagógico, pressupostos metodológicos e didáticos que viabilizam a prática docente específica do sindicalismo.

Segundo Liliana Lima, a experiência com os educadores do Maranhão foi muito proveitosa.

“Observamos o potencial que o grupo tem para poder expandir essa formação com qualidade e responsabilidade contribuindo para ampliação do nível de consciência política no Estado. Identificamos um potencial muito grande e estamos apostando que essa formação vai acontecer com esse grupo”, disse Liliana.

Já Augusto Petta, pontuou que o curso é muito importante porque chega até os trabalhadores que estão na base do sindicato, transmitindo conteúdo que são importantes para todos conhecerem como a história e as concepções do movimento sindical, as grandes transformações no ambiente de trabalho, o método dialético, etc. Petta enfatizou que é fundamental desenvolver a consciência política, porque há valores hoje, principalmente da extrema direita, que não correspondem com a verdade e é necessário levar a verdade para os trabalhadores.

Segundo o secretário de formação do Sinproesemma, Amarildo Silveira, essa é mais uma etapa fundamental de formação dos diretores do Sinproesemma que será expandida para toda a base.

“A formação de formadores é fundamental para fortalecermos a atuação sindical e promovermos uma educação mais crítica e transformadora. Estamos comprometidos em capacitar nossos sindicalistas para que possam atuar como multiplicadores de conhecimento e agentes de mudança em suas bases”, afirmou Amarildo.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o sindicato reafirma seu compromisso com a formação sindical em busca de mais consciência crítica e política dos agentes envolvidos que visa uma educação pública de qualidade e valorização dos trabalhadores da educação.

“Durante o curso, os diretores do SINPROESEMMA puderam trocar experiências e aprimorar as habilidades como formadores, a fim de disseminar essas práticas e conhecimentos, conscientização sobre a importância de um sindicato, o mundo do trabalho e os direitos dos trabalhadores, assim como a importância da organização sindical. Além disso, foram desenvolvidos ferramentas e recursos para que possamos conduzir atividades de formação de forma eficaz e engajadora com o intuito de engajar o máximo de sindicalistas na missão de expandir o conhecimento da nossa base e teremos uma categoria mais atenta e conhecedora dos seus direitos”, finalizou Oliveira.

Para acessar o album de fotos, CLIQUE AQUI