Sinproesemma convoca trabalhadores em educação e sociedade para responder consulta pública sobre o Novo Ensino Médio

A consulta pública do Ministério da Educação (MEC) sobre o Novo Ensino Médio (NEM) está disponível até o dia 06 de junho e o Sinproesemma orienta os trabalhadores em educação e a sociedade de forma geral para opinarem sobre o tema.

O Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aprovou recomendação aos trabalhadores/as, alunos/as, funcionários/as das escolas para discordarem de todas as 11 perguntas do formulário do MEC, elaborado para conhecer a opinião dos brasileiros a respeito do NEM.

O NEM apresentou uma reorganização curricular das escolas e trouxe graves problemas a profissionais da educação e a milhares de estudantes ao reduzir disciplinas básicas como Física, Química e Biologia e introduzir um conjunto de aulas, conhecido como itinerários formativos, como forma de ampliar o acesso do setor privado aos recursos públicos por meio da oferta de materiais didáticos e audiovisuais.

Na prática, a reforma não cumpriu a proposta de trazer um caráter mais dinâmico às escolas e não ofereceu alternativas aos estudantes que buscam uma preparação voltada ao ingresso no mercado de trabalho. Diante de tamanhos prejuízos, a CNTE pede a imediata revogação do NEM.

Segundo o presidente da CNTE, Heleno Araújo, o ensino médio que está sendo aplicado é um desastre para o Brasil, por isso a importância de uma ampla mobilização por parte dos movimentos sociais para denunciar os prejuízos causados pela reforma, especialmente às famílias mais pobres.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a consulta pública é mais um instrumento para demonstrarmos a insatisfação com esse Novo Ensino Médio.

“Convocamos toda a nossa categoria e estendemos o convite para toda a sociedade, de responder ao MEC, discordando de todas as perguntas dessa consulta. Vamos mostrar a nossa insatisfação com a reforma do ensino médio que contribui com o aumento da desigualdade social e passa por cima das necessidades mais urgentes da escola e principalmente do aluno da escola pública que precisa de um ensino mais completo e coerente com as formas de competição em avaliações que os coloquem em pé de igualdade com alunos de escolas privadas”, pontuou Oliveira.

Para responder as perguntas é necessário fazer login no site GOV.BR, com CPF e senha, acessar a pesquisa clicando na plataforma PARTICIPA+BRASIL. A pesquisa fica disponível até o dia 06 de junho.