A diretoria do Sinproesemma esteve reunida com o Governo do Estado, com o titular da secretaria de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago e o subsecretário da Secretaria Estadual de Educação, Danilo Moreira onde tratou sobre a pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2019.
No encontro o presidente do Sinproesemma esclareceu os principais pontos da Pauta de Reivindicação da categoria, chamando a atenção para a urgência da matéria e um posicionamento mais efetivo do Governo do Estado.
“Fizemos um histórico da luta dos Trabalhadores em Educação para os secretários e esperamos efetividade nas negociações com o governo do Estado. Temos convicção dos nossos direitos e precisamos dar uma resposta urgente para a nossa categoria que está mobilizada”, disse Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.
A secretária de Representação de Núcleos Municipais do Sinproesemma, professora Janice Neri, chamou a atenção do Secretário Rodrigo Lago para os ajustes que o governo do Estado implementou, o que possibilitaria o atendimento de pontos da pauta. A professora lembrou ainda que com a efetivação das aposentadorias pendentes haverá mais verba para o atendimento da pauta financeira dos trabalhadores em educação.
“O Governo do Maranhão tem trabalhado no ajuste das contas do Estado e se posicionou favoravelmente a sanar os problemas com a emissão das portarias de aposentadorias pendentes o que tem grande impacto nas contas do Fundeb. Sanando essas questões teremos um ganho monetário para a valorização dos trabalhadores em Educação”, ponderou Janice.
Outra exigência da direção do Sinproesemma foi o acesso aos números reais do governo em relação às contas da educação.
“Fazemos o estudo das previsões orçamentárias relativas à educação e vislumbramos o atendimento dos principais pontos da pauta, caso o governo defenda o contrário é necessário que abram as planilhas e sejam transparentes com o Sindicato e com a categoria”, defendeu Oliveira.
Já a secretária geral do Sinproesemma, professora Izabel Lins, trouxe à tona os problemas de infraestrutura, remanejamento e falta de professores nas escolas.
“Além da pauta financeira precisamos atentar para os graves problemas que a educação estadual está passando, como a falta de infraestrutura nas escolas, a revisão da política de remanejamento que está prejudicando muitos educadores e ainda a falta de professores que está prejudicando alunos e a comunidade escolar, isso tudo precisa ser revisto urgentemente, outro ponto importante é a formação continuada que ainda está deficitária”, disse a professora Izabel.
Encaminhamentos
Segundo o sub secretário da Seduc, Danilo Moreira, algumas questões já estão tendo intervenção da secretaria, como a volta de três mil professores para a sala de aula que estavam trabalhando em outros locais, esforço do governo em garantir mais verbas para investir na infraestrutura das escolas fora das verbas do Fundeb, publicação da Portaria de Aposentadoria e mutirão para dar celeridade aos processos, inclusive com a formação de uma comissão entre Iprev, Seduc e Sinproesemma. Impacto financeiro sobre a unificação de matrícula e revisão da política de remanejamento de professores.
Pauta Financeira
O Sinproesemma requisitou um estudo detalhado e transparente sobre o impacto financeiro nas contas do Estado, com acesso irrestrito aos dados e apontando a dificuldade para o reajuste.
“Precisamos que o governo do Estado apresente os números reais com celeridade para podermos continuar o diálogo e levar uma resposta condizente para a categoria”, enfatizou Oliveira.
Uma nova reunião ficou agendada para a semana que vem com o governo do Estado.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco