Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinproesemma retoma mesa de diálogo com Seduc visando pauta da Campanha Salarial 2025

Na manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro, a direção do Sinproesemma esteve reunida com a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias. O encontro teve como pauta projeto de pós graduação para os trabalhadores em educação como mestrado e doutorado, progressões e titulações pendentes do acordo judicial, além das primeiras tratativas sobre a Campanha Salarial 2025 dos educadores.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, em conjunto com o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, apresentaram o pré-projeto de pós-graduação para os trabalhadores em educação como uma iniciativa que visa promover a qualificação e a valorização dos profissionais da educação. O projeto pretende desenvolver curso de mestrado e posteriormente doutorado para os professores da rede estadual, através da parceria entre FAPEMA, SEDUC e Sinproesemma.

Outro ponto importante da pauta foi quanto as progressões e titulações dos trabalhadores em educação. O presidente do Sinproesemma falou da grande conquista dos trabalhadores em educação que foi a progressão da carreira para mais de 9 mil professores da rede estadual de ensino, fruto do acordo judicial firmado em 2023, ao final da greve da categoria.

Oliveira relatou para a secretária, Jandira Dias, que ainda existem casos de professores que têm direito a progressão e titulação, mas que ainda não mudaram de referência, principalmente em relação aos professores de 40 horas e também alguns casos de professores de 20 horas assim como titulações também. Em contrapartida, a secretária afirmou que vai solicitar relatório para averiguar quais os entraves que está ocasionando o problema.

A direção do Sinproesemma também tratou sobre a Campanha Salarial 2025. Os educadores discorreram sobre a atualização do piso salarial do magistério, com o novo índice de reajuste cuja Portaria Interministerial MEC/Fazenda nº 13/2024, determina reajuste de 6,27%, da necessidade urgente de Concurso Público e demais pauta educacional que perpassam ainda por melhorias da infraestrutura das escolas, formação continuada e valorização dos trabalhadores em educação.

Jandira Dias discorreu sobre os investimentos que o governo do Estado está fazendo na rede estadual, por meio dos 40% oriundos dos Precatórios do Fundef, destinados para investimentos na educação. Segundo a secretária, cerca de 480 escolas em todo Maranhão estão passando por reforma, que inclui alvenarias, troca de mobiliário, climatização, veículo para regional, etc.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o restabelecimento do diálogo entre o Sinproesemma e o Governo do Estado, através da Seduc, resgata e representa uma importante sequência do diálogo com restabelecimento da mesa de negociação após a troca de comando na Secretaria de Educação que vinha com negativas constantes em torno do não atendimento das pautas da educação.

“A retomada do diálogo entre o Sinproesemma e a Seduc simboliza um recomeço, onde o verdadeiro representante dos trabalhadores em educação, esse sindicato gigante que é o Sinproesemma, junto com a Secretaria de Educação, pode construir soluções nessa mesa de diálogo que atendam aos anseios da categoria dos trabalhadores em educação e também contribuir para o fortalecimento da educação pública em nosso estado. Estamos certos de que, por meio de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, de respeito e diálogo franco, será possível atender às demandas da nossa categoria, promover a nossa valorização, melhores condições de trabalho aos nossos educadores e por conseguinte, promover melhorias na educação pública do Estado do Maranhão, o Sinproesemma sempre estará buscando o melhor para todos nós, trabalhadores em educação”, destacou Oliveira.

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Pular para o conteúdo