O Sinproesemma repudia veementemente a “opinião” de “um professor” que sem saber a realidade do chão da escola e as particularidades da Covid-19 no ambiente escolar publica em redes sociais mensagem atacando a prioridade de vacinação para os trabalhadores em educação do Maranhão.
A vacinação dos trabalhadores em educação é uma grande conquista para a categoria que se tornou real a partir de uma cobrança sistemática do Sinproesemma junto ao Governo do Estado. Inclusive esse pleito tem sido uma reivindicação constante de sindicatos Brasil afora e que não tem sido atendido pelos governos, infelizmente.
A imunização da categoria dos educadores é o primeiro passo para pensarmos na possibilidade de retorno das aulas híbridas no Estado. É a garantia mínima de um retorno seguro, apesar do pleito do Sinproesemma ser mais abrangente, incluindo ainda na vacinação do restante da comunidade escolar.
Não podemos embarcar nessa política negacionista e nem utilizar um pleito legítimo da categoria por conta de lamúrias políticas. Esse posicionamento infeliz é totalmente destoante do posicionamento do Sinproesemma e de todos os educadores responsáveis e que entendem os prejuízos que a pandemia trouxe para a educação.
Nesse momento, onde o Brasil já perdeu quase 400 mil vidas para a Covid-19, e esse luto inclui muitos trabalhadores em educação, declarações e atitudes como essa não contribuem em nada para a luta dos educadores, para a retomada do ensino e para a proteção da vida.
E lembre-se: se for para criticar algo que não conhece e não tem nada de construtivo a acrescentar, a melhor atitude é ficar calado.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco