Sinproesemma recebe o presidente da CTB Nacional na capital maranhense

Nesta sexta-feira (05), o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, recebeu o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Nacional), Adilson Araújo, na sede administrativa do sindicato na capital maranhense, para tratar das pautas nacionais e estaduais.

Nacionalmente, trataram sobre os desdobramentos e repercussão da PEC 23, dos Precatórios do Fundef, conhecida como “PEC do Calote”, que será votada em segundo turno na próxima semana, na Câmara Federal, em Brasília-DF. Em pauta também a PEC 32 (Reforma Administrativa), que está em curso, precariza e destrói o serviço público de qualidade no país, bem como debateram sobre a campanha “Fora Bolsonaro”.

Na pauta estadual, discutiram sobre a CTB seção Maranhão, para avançar na construção de um sindicalismo local, pautado na unidade e atenção aos principais sindicatos que são filiados a CTB no Estado. A CTB nacional orienta as bases a redobrar os atos “Fora Bolsonaro” com mobilização marcada para o dia 20 de novembro em todo o país. E no Maranhão, acontecerá não só na capital, mas em diversos municípios.

Em meio a tantas ameaças a classe trabalhadora, Araújo ressalta que “é preciso fortalecer a unidade da nossa classe e intensificar a luta contra o retrocesso, aglutinando os sindicatos representantes dos mais variados segmentos de trabalhadores. Na luta em defesa dos direitos”.

O Sinproesemma é filiado à CTB Nacional, e para o presidente, Raimundo Oliveira, é de suma importância reuniões como esta, para alinhamento de pautas essenciais para a categoria, na atual conjuntura que o país vive, de ameaças e retrocessos a direitos conquistados ao longo da história sindical no Brasil.

“O Brasil está vivendo um momento difícil, em que nós precisamos unir forças para reivindicar os nossos direitos e não permitir retrocessos deste “desgoverno” federal. No Maranhão, temos que avançar no fortalecimento dos nossos sindicatos, através da nossa central sindical CTB, destacando a unidade dos trabalhadores mais focado na defesa dos direitos de todos nós. Então, receber o presidente, Adilson Araújo, é fazer o bom debate e organizar as nossas batalhas futuras em prol da classe trabalhadora. São os nossos sindicatos, instrumentos de luta, que encabeçam essas defesas. O Sinproesemma se posiciona totalmente contra à “PEC do Calote”, de cunho totalmente eleitoreiro, como também contra à PEC 32, uma precarização do serviço público”, destaca Oliveira.

Participaram também da reunião o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de São Luís (SindiMetal), Gerson Silva e o secretário de finanças do Sinproesemma, José dos Santos Brússio.