Sinproesemma realizará o 15º Encontro Estadual de Núcleos Sindicais em dezembro

No próximo dia 15 de dezembro, São Luís será palco do 15º Encontro Estadual de Núcleos Sindicais promovido pelo Sinproesemma. O evento, organizado pela Secretaria de Representação de Núcleos Municipais, busca integrar e fortalecer as ações sindicais desenvolvidas pelos núcleos do sindicato.

Com o tema “Organizar, Lutar e Resistir pela Garantia da Valorização Profissional e Educação Pública de Qualidade”, o encontro propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da educação e a importância da luta coletiva para assegurar a valorização da categoria e a qualidade do ensino público.

A professora Janice Nery destaca a relevância do evento para a articulação dos núcleos sindicais.

“O encontro é uma oportunidade única para fortalecermos nossas ações em prol da educação pública. A troca de experiências e a construção conjunta de estratégias são fundamentais para enfrentarmos os desafios que se apresentam diariamente”, avaliou Janice.

O evento contará com a participação de representantes de núcleos sindicais de diversas regiões do estado, proporcionando um espaço para a discussão de temas relevantes e a formulação de propostas que possam contribuir para a valorização dos profissionais da educação.

Entre os assuntos em pauta, destacam-se o balanço das atividades dos núcleos sindicais em 2023, organização sindical e Campanha Salarial 2024, Plano Nacional de Educação e a participação dos trabalhadores e Precatórios do Fundef. O encontro também prevê a análise do cenário político-educacional atual e a elaboração de estratégias para enfrentar possíveis retrocessos.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o 15º Encontro Estadual de Núcleos Sindicais do Sinproesemma é um importante momento para o fortalecimento das ações do Sinproesemma no estado do Maranhão.

“O Encontro Estadual de Núcleos Sindicais já na sua décima quinta edição é o momento de debate e discussão para fortalecer a união entre os núcleos e consolidar a atuação do Sinproesemma na defesa de uma educação pública de qualidade e na valorização dos trabalhadores. A expectativa é de que as discussões e deliberações durante o evento contribuam para a construção de um cenário mais favorável e promissor para a valorização dos trabalhadores e para a educação pública no estado do Maranhão”, finalizou Oliveira.