Sinproesemma realiza V Contema em fevereiro

O Sinproesemma irá realizar o V Congresso Ordinário dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Estado do Maranhão (CONTEMA) nos dias 26 e 27 de fevereiro. Realizado de quatro em quatro anos, o CONTEMA avalia a situação da educação brasileira e, especificamente, no Maranhão, faz um balanço da gestão da diretoria do Sinproesemma e traça as diretrizes para os anos seguintes.

Em 2021, o CONTEMA será realizado de forma excepcional por meio de plataforma de vídeo conferência, sob a batuta do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e terá como tema central “Os desafios da educação brasileira e maranhense em tempos de pandemia da Covid 19”.

Durante o encontro será feita a análise das conjunturas Internacional, Nacional e Estadual e novos desafios para o sindicalismo classista em tempos de pandemia da Covid 19; a Educação básica no Maranhão: piso, carreira e educação remota; Diretrizes Educacionais com a vigência do Novo FUNDEB; além das deliberações.

A escolha dos delegados será realizada através de Assembleia Geral Extraordinária e vai obedecer a dois critérios: 02 (dois) delegados (as) por Núcleo Municipal apto e que tenha menos de 300 (trezentos) sócios aptos, assim declarados aqueles em dia com suas obrigações sociais e para os núcleos regulares que possuam a partir de 300 (trezentos) sócios aptos, elegerá mais 01 (um) delegado a cada grupo de 150 (cento e cinquenta) sócios aptos e mais 01 (um) para fração igual ou superior a 75 (setenta e cinco) sócios aptos. As assembleias serão realizadas a partir do mês de janeiro.

“Mesmo em meio a pandemia da Covid-19 estamos preparando um congresso seguro e que vai discutir a fundo a educação no Brasil e no nosso Estado. Vamos contar com todo o ‘know how’ da CES e com a efetiva participação dos trabalhadores em educação conforme os critérios estabelecidos pelo regimento”, avaliou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.