Sinproesemma realiza terceira etapa do Curso de Formação Sindical

O Sinproesemma realiza a Terceira Etapa do Curso de Formação Sindical para a Diretoria Geral do Sindicato. Com o tema “Análise dos resultados das eleições e Direitos trabalhistas, Sindicais e Previdenciários”, o Sinproesemma fecha um ciclo de estudos que tem como objetivo estimular a importância da militância sindical, apontar o papel dos sindicatos na construção da consciência de classe e discutir o fortalecimento das bases sociais da democracia. A terceira etapa do Curso de Formação Sindical acontece nos dias 11 e 12 de novembro no Hotel Santos Dumont, em São Luís.

Ministrado pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), a formação sindical discutiu na primeira etapa a história do Sindicalismo no mundo e no Brasil, debatendo sobre as transformações no mundo do trabalho e as revoluções que permearam a luta classista e os desafios da atualidade. Na segunda etapa do curso de formação os palestrantes explanaram sobre Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical e a Evolução do Capitalismo e Lutas Sociais no Brasil e Relação de Estado, Partido e Sindicato.

As duas primeiras etapas tiveram como palestrantes os professores Adelmo Rodrigues, Thomas de Toledo e André Cavalcanti. Para a terceira etapa, o palestrante será José Geraldo Santana, advogado trabalhista, ex-presidente do Sinpro-GO e assessor jurídico da CONTEE.

Segundo o secretário de Formação do Sinproesemma, Amarildo Silveira, a terceira etapa vai coroar todo o trabalho de formação para a direção do sindicato.

“Aprofundamos o conhecimento sobre a importância do sindicalismo, suas transformações e os desafios do movimento sindical. Nessa terceira etapa iremos fechar um ciclo na formação sindical do Sinproesemma ampliando a discussão sobre as discussões sobre os resultados das eleições e a garantia dos direitos dos trabalhadores”, avaliou Amarildo.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a formação é de fundamental importância para “consolidar o conhecimento da direção do Sinproesemma e com isso, fortalecer a luta em busca da garantia de políticas públicas e de valorização dos trabalhadores, além de uma educação pública de qualidade e com oportunidade para todos”.