Sinproesemma realiza Encontro de Núcleos

Considerando a necessidade de integração e fortalecimento das ações sindicais de toda a base do Sinproesemma no Maranhão, foi realizado o Encontro de Núcleo do Sinproesemma. O encontro é uma forma de fortalecer a organização sindical para o avanço da luta, através de planejamentos e metas visando a expansão, consolidação e ampliação das conquistas.

“Tivemos um 2019 de muita luta e conquistas nos núcleos do Sinproesemma. Conseguimos avançar na constituição de novos núcleos, apesar da política do Governo Bolsonaro de tentar acabar com a representação sindical. Mantivemo-nos fortes e firmes fazendo frente aos desmandos dos prefeitos e buscando as garantias e direitos para os trabalhadores em educação dos municípios maranhenses”, disse Janice Neri, secretária de Representação de Núcleos do Sinproesemma.

Segundo o coordenador do núcleo do Delta do Parnaíba/Araioses, Jomafre Braga, esse é mais um momento muito importante da vida sindical, onde dúvidas são esclarecidas e se tem o início do planejamento para o ano de 2020.

“Debatemos questões que dizem respeito aos interesses dos profissionais da educação e tivemos esclarecimentos sobre os precatórios do Fundef, entre outros assuntos. Pudemos ainda traçar as estratégias e metas para seguimos na luta em 2020 na busca dos direitos dos trabalhadores em educação”, disse o coordenador.

“Aqui encontramos os líderes, trocamos ideias e temos exemplos práticos da luta e direcionamentos das ações sindicais, por isso acredito que esse seja um dos pontos altos do Sinproesemma, disse o coordenador do núcleo de Godofredo Viana, Professor Reinaldo Cruz.

Para Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma, essa é mais uma atividade democrática e de interação da gestão Unidade e Luta por Mais Conquistas.

“O Encontro de Núcleos e uma atividade de extrema importância para o Sinproesemma. Através desse encontro que ouvimos e discutimos a realidade dos núcleos do Sinproesemma de todo o Maranhão, avaliando a luta da nossa categoria, os avanços e os desafios. Em 2020, onde serão escolhidos os gestores públicos e representantes das casas legislativas municipais é de suma importância o Sinproesemma estar imbuído no processo, sendo protagonista na luta por espaço e representação”, disse Raimundo Oliveira.