Entidade sindical foi parceira estratégica do evento que reuniu especialistas nacionais, gestores e sociedade civil para discutir o investimento necessário para a educação pública no Maranhão.

O Sinproesemma atuou de forma ativa como parceiro na realização do Simpósio “Planos Decenais de Educação: quanto custa o financiamento de qualidade”, realizado na terça-feira, 16 de dezembro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em São Luís. A iniciativa reuniu educadores, especialistas e representantes de entidades para debater os desafios e os caminhos para o financiamento de uma educação pública de qualidade.
O evento foi promovido pelo Comitê-Maranhão da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também contou com as parcerias da FAPEMA; da UNCME-MA (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação); do FEE (Fórum Estadual de Educação do Maranhão); e do Fórum das Escolas Comunitárias e Filantrópicas de São Luís.
Mesa de Abertura
A Mesa de Abertura foi composta pelo presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; pelo presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa; pelo coordenador da UNCME-MA, Emerson Araújo; pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Castro; por Lucinete Marques, representando o Fórum Estadual de Educação; pela coordenadora do Comitê Maranhão da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Soraia Raquel; pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda; por representantes do Ministério Público, os promotores Maria Luciane Lisboa Belo e Lindonjonson Gonçalves de Sousa, titulares da 1ª e da 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Educação; além de Neuza Ribeiro, representando o Fórum das Escolas Comunitárias.
Em sua fala, Soraia Raquel reforçou sobre a importância do Simpósio e sobre o diálogo entre as entidades. “É importante que a gente converse sobre financiamento da educação. É uma conversa difícil, porém necessária”, declarou Soraia.
Já o presidente Raimundo Oliveira enfatizou que o debate sobre financiamento não é apenas técnico, mas uma questão de justiça social. Além disso, também ressaltou a importância da representação no Congresso Nacional para que esse debate seja ampliado.
“Para o Sinproesemma, discutir o ‘quanto custa’ a qualidade passa obrigatoriamente pela valorização dos trabalhadores em educação e pela garantia de escolas com infraestrutura digna. Isso também passa diretamente por termos representantes no Congresso que atuem pela educação”, afirmou Oliveira.
Debates
Após a abertura, o simpósio avançou para a mesa de debate, proporcionando uma análise aprofundada sobre o atual cenário do financiamento educacional no Brasil e no Maranhão.
O diálogo foi mediado pela coordenadora do Comitê-MA, Soraia Raquel, e ministrado pelas palestrantes Andressa Pellanda, coordenadora do Comitê Maranhão da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Adriana Dragone Silveira, integrante da Fineduca e coordenadora do Laboratório de Dados Educacionais (UFG/UFPR/USP).
Um dos pontos debatidos foi sobre o Custo-Aluno Qualidade, além do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ), uma ferramenta que permite calcular o investimento necessário para que cada etapa da educação básica atenda aos padrões mínimos de qualidade previstos na legislação.
Ao final, a plateia presente se manifestou, contribuindo na qualidade do tema abordado pelas convidadas.
Para acessar a galeria de fotos, clique aqui
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Direita, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco