Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinproesemma participa do Seminário Internacional da Educação, promovido pela CPLP-SE e de reunião do CNE

O Sinproesemma participou esta semana do Seminário Internacional da Educação, evento organizado pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) que reúne dirigentes sindicais, educadores e pesquisadores para discutir o futuro da educação pública. O encontro, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, contou com cerca de 300 representantes de sindicatos da educação dos países falantes da língua portuguesa e da América Latina, além de coincidir com a reunião dos ministros de Educação do G20, evidenciando a relevância do tema no contexto global.

Com o tema central “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o Seminário promoveu debates sobre o papel transformador da educação e a importância da união entre as entidades sindicais para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos, como o déficit crescente de professores e o financiamento público da educação, apontados como urgentes pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A programação do evento foi extensa e incluiu atividades culturais e reflexões essenciais sobre a valorização dos profissionais de educação. A abertura foi marcada pela apresentação de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), seguido de um painel sobre o papel transformador da educação no contexto social atual, com participações de representantes de continentes como África, América e Europa.

Seguindo a programação, os participantes debateram sobre valorização dos profissionais de educação e financiamento público, com apresentações das entidades filiadas à Internacional da Educação, além de um painel dedicado às recomendações da ONU e OCDE sobre o respeito aos direitos e valorização da categoria. O Seminário teve seu encerramento com a leitura e aprovação da Carta de Fortaleza, que será apresentada aos representantes da Cúpula de Líderes do G20 que acontece no Rio de Janeiro em novembro, consolidando o compromisso dos participantes com o fortalecimento da educação pública e das organizações sindicais.

O evento também celebrou os 25 anos de fundação da CPLP-SE, reforçando a trajetória de união e cooperação entre as nações de língua portuguesa em prol da educação pública.

Conselho Nacional de Entidades

Após a realização do Seminário Internacional da Educação, a CNTE realizou sua última atividade coletiva de 2024 que foi o encontro do Conselho Nacional de Entidades, que reuniu representantes de entidades filiadas à CNTE de todo o país.

Durante o encontro foi feita a avaliação das eleições municipais e o contexto político brasileiro, assim como calendários de luta junto com as entidades filiadas, conjuntura política e discussões sobre pautas permanentes da educação, como readequação do Novo Ensino Médio, Piso Salarial Nacional repercutindo na carreira, entre outros assuntos.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, destacou a importância da participação do sindicato nesses eventos, especialmente no atual cenário educacional brasileiro e global.

“Estar presente neste seminário e na reunião do Conselho Nacional de Entidades é fundamental para reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento da educação pública e para integrar o Sinproesemma a esse debate, tanto nacional como internacional. A troca de experiências entre os países e a elaboração de estratégias conjuntas são passos decisivos para a valorização dos profissionais da educação e para a construção de políticas que realmente beneficiem toda a comunidade escolar. O futuro da educação depende dessa união e da nossa atuação coletiva em defesa de uma educação pública de qualidade e inclusiva”, destacou Oliveira.

 

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Pular para o conteúdo