Sinproesemma participa de semana de atividades da CNTE

Uma delegação do Sinproesemma está em Curitiba participando das atividades da semana histórica da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que teve início no domingo (01/12) com a reunião dos Coletivos, prosseguiu com o Encontro da Rede de Mulheres da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano (03, 04 e 05/12) e 3ª Plenária Intercongressual da CNTE (06 e 07/12).

Liderados pelo presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, os dirigentes sindicais estão deliberando sobre o calendário de luta proposto pela CNTE para o ano de 2020 que mantém a determinação de manter a categoria mobilizada, com o intuito de barrar os retrocessos que o atual governo tenta impor aos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

O calendário aprovado pelos 92 delegados e delegadas, representando 30 sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) inclui realização de ato em Defesa da Educação, campanha em Defesa dos Serviços Públicos, da Educação Pública, pela aprovação do Novo FUNDEB com Piso e Carreira, além de ações nas ruas. A direção também debateu as temáticas que serão objeto de moções assinadas pela entidade, possibilidade de investimentos em inovações na área de comunicação e socializou alguns informes pertinentes a 2020.

“É muito importante e representativo estarmos discutindo e projetando a nossa luta para 2020. Somente com organização e mobilização que poderemos enfrentar esse governo que a todo dia ataca os trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou Raimundo Oliveira.

Movimento Pedagógico Latino-americano

O V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano é inspirado no legado do pedagogo brasileiro Paulo Freire. O lema escolhido esse ano é “Luto por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer”, motivando a luta das organizações sindicais no setor educacional da América Latina.

Realizado pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL) com apoio e participação das entidades brasileiras afiliadas: a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES), o Movimento Pedagógico Latino-americano é uma estratégia política organizacional para propor políticas públicas educacionais alternativas a partir da perspectiva dos sindicatos.

Participaram da mesa de abertura o presidente do Sinproesemma e representante da CTB, Raimundo Oliveira, Heleno Araújo, presidente da CNTE; Fátima Silva, Secretária Geral da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL; Sonia Alesso, Secretária Geral da CTERA da Argentina; Nilton Brandão, presidente do PROIFES; a representante do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), Andréa Gouveia, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Tino Lourenço; convidado da UEN (Noruega), Rune Fimreite; representando a organização LARARFORBUNDET, Joakim Olsson e Vice-Presidente da Internacional da Educação (IE) e Secretário de Relações Internacionais da CNTE, Roberto Leão.

Para Heleno Araújo, presidente da CNTE, este Encontro é instrumento de luta e organização para a categoria. Ele defendeu uma visão sistêmica para a educação das séries iniciais até a pós-graduação, com mais acesso dos cidadãos às escolas e às universidades públicas. “Temos que construir caminhos e alternativas coletivas, iluminados pelas ideias do patrono Paulo Freire”, disse Heleno.

Representando o Sinproesemma e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Raimundo Oliveira mencionou a importância de se debater a educação com companheiros e companheiras do mundo todo. “A educação é o viés para o mundo mais justo e para a sociedade melhor e igualitária que queremos”, observou Oliveira.

O V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano segue com Análise de Conjuntura e painel sobre os desafios das organizações sindicais no recorte das políticas educacionais dos países e vai até o dia 05 de dezembro.

3ª Plenária Intercongressual da CNTE

A 3º Plenária Intercongressual da CNTE será realizada nos próximos dias 6 e 7 de dezembro. Na ocasião, os participantes vão debater a conjuntura nacional e internacional; representação sindical; estrutura e financiamento sindical; políticas educacionais e a atualização do Plano de Lutas da CNTE.

Com informações da CNTE