Sinproesemma participa de reunião para discutir estratégias educacionais em meio a pandemia do Corona Vírus

O Sinproesemma participou na manhã desta terça-feira, 24, de reunião, por videoconferência, que discutiu medidas educacionais para serem implantadas na rede estadual de ensino, enquanto perdurarem as medidas de contenção e prevenção no novo Corona Vírus. Idealizada pela Secretaria Estadual de Educação, participaram ainda da videoconferência, representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Secretários Municipais.

Como medida de prevenção, as aulas presenciais de toda a rede estadual de ensino foram suspensas, a princípio por 15 dias, através do decreto governamental N° 35.662, de 16 de março de 2020.

“Estamos vivendo um momento de exceção e, de acordo com o momento, devemos tomar medidas excepcionais para estabelecermos atividades e instrumentos pedagógicos diferenciados que atendam os profissionais da educação e os nossos alunos”, relatou o secretário de educação Felipe Camarão.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, essa reunião é de suma importância nesse momento delicado e de crise.

“Manter as atividades educacionais de forma segura e estabelecidas na legislação para assegurar os direitos tanto dos trabalhadores em educação como dos nossos alunos é fundamental até para manter a sanidade e tentar amenizar ócio dos profissionais da educação, dos alunos e da comunidade escolar. Sabemos das dificuldades de infraestrutura que iremos enfrentar, mas não mediremos esforços para encarar de frente esse desafio”, pontuou Oliveira.

Dentre os encaminhamentos extraídos, de forma democrática, da reunião está a contribuição de todos os entes participativos na elaboração da Resolução do Conselho Estadual de Educação que deve ser publicada até o dia 31 de março; inserir nas propostas opções com várias modalidades abertas para disponibilização das atividades; sempre prevendo monitoramento e avaliação da aprendizagem, as medidas valerão pelo período excepcional de por 30 dias, prorrogáveis e com suspensão dos efeitos pós-crise; disponibilização de todas as tecnologias da SEDUC para a UNDIME, bem como os materiais didáticos; SEDUC e UNDIME irão gravar videoaulas e áudio aulas para veiculação nos veículos da capital e interior, através da TV Assembleia e Rádio Timbira. Além de solicitar materiais prontos à TV Escola; Criação do Comitê de Avaliação Educacional da Crise, com participação da SEDUC, UNDIME, UNCME, SINPROESEMMA, C.E.E. e elaborar documento conjunto entre SEDUC e UNDIME Maranhão pelos recursos do Projeto Educação Conectada.

“O Sinproesemma está pronto para ajudar no que for preciso, vamos encarar esses desafios de frente e continuar essa nova e árdua batalha. Com o decorrer das ações vamos alinhando novos pontos e certamente, com união e esforço de todos, vamos vencer mais essa guerra em favor da saúde, da educação e do bem estar de todos”, finalizou Oliveira.