
Entre os dias 15 e 18 de janeiro, o SINPROESEMMA reafirmou sua força e representatividade ao participar do 35º da CNTE, realizado em Brasília. A entidade levou uma delegação de 54 delegados e delegadas, unindo-se a cerca de 2 mil participantes de todas as regiões do Brasil.
A participação do SINPROESEMMA no evento reforça o compromisso institucional com a representação da categoria, buscando o fortalecimento da unidade sindical e a defesa permanente de uma educação pública de qualidade, alicerçada na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
O 35º Congresso da CNTE abordou pautas essenciais para educação, para a política nacional e para a política sindical. No primeiro dia, a Conferência de Análise de Conjuntura promoveu uma reflexão aprofundada sobre o cenário político nacional e internacional.
Além disso, a mesa sobre política sindical evidenciou a importância da união da classe trabalhadora frente aos desafios impostos aos direitos sociais. O debate reuniu representantes de diversas centrais, como CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas.
O presidente do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, enfatizou que as pautas sobre a política nacional e a política sindical precisam estar no centro do debate e da ação cotidiana do movimento sindical. 
“A articulação entre as diferentes centrais fortalece a luta coletiva, amplia a capacidade de mobilização e cria condições reais para a defesa dos direitos sociais, da educação pública e de conquistas históricas que seguem ameaçadas. Somente com organização, diálogo e ação conjunta será possível avançar e garantir direitos”, ressaltou Oliveira.
A CNTE também levou reflexões sobre a “Política Educacional”, com debates políticos, sociais e científicos sobre o futuro do ensino no Brasil.
Raimundo Oliveira, em forte representação do SINPROESEMMA, fez uma importante fala no palco do Congresso, abordando a defesa da educação pública de qualidade, os planos de luta da categoria e a importância de representantes no Congresso Nacional.
“Defender a educação pública de qualidade é enfrentar os ataques aos direitos e afirmar, com organização e unidade, a valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação. Também é fundamental garantir representação comprometida nos espaços de decisão, para defender a educação como direito e assegurar avanços concretos para a categoria”, enfatizou Oliveira.
A delegação maranhense participou de diversas atividades do 35º Congresso da CNTE, trazendo na bagagem o fortalecimento sindical do SINPROESEMMA e a luta por mais valorização à categoria no estado.
O 35º Congresso também foi marcado pela eleição de Fátima Silva como nova presidenta da CNTE para o quadriênio 2026–2030, com aliança de forças políticas como ARTSIND, CTB e Intersindical.
Fátima é a segunda mulher a presidir a CNTE, após Juçara Dutra Vieira (2002–2008). Ela assume com o compromisso de fortalecer a unidade da categoria de educação que é majoritariamente feminina.
“Essa vitória tem um significado histórico. A eleição de Fátima reafirma o protagonismo das mulheres no movimento sindical e fortalece a unidade de uma categoria majoritariamente feminina na defesa da educação pública”, declarou Raimundo Oliveira, presidente do SINPROESEMMA

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA CNTE – GESTÃO 2026/2030
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Direita, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco