Sinproesemma inicia o V CONTEMA que debate a educação brasileira e maranhense em tempo de pandemia

No primeiro dia do Congresso foi realizada a análise da Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual, explanado sobre os novos desafios do Sindicalismo Classista e da Educação em tempo de pandemia e ainda sobre a Educação Básica no Estado

Teve início nesta sexta-feira, 26, o V Congresso Ordinário dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Estado do Maranhão realizado pelo Sinproesemma.

O Congresso foi aberto em sessão solene com a saudação do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, que falou sobre a educação pública, gratuita e de qualidade agradecendo a participação de todos. Logo em seguida realizada a leitura, votação e aprovação do regimento interno do V Contema.

A primeira palestra foi apresentada pelo jornalista Altamiro Borges que fez a análise da conjuntura Internacional e Nacional abordando a crise do capitalismo e o agravamento da crise por conta da pandemia. Altamiro enfatizou o cenário difícil da luta dos trabalhadores e o processo de retirada de direitos que se tornou uma recorrente no governo Bolsonaro. Ele chamou atenção para a necessidade de unidade da categoria e foi enfático ao afirmar: “Divididos e fragmentados estaremos todos mortos”.

Fechando os debates pela manhã, o advogado constitucionalista Egberto Magno apresentou a conjuntura estadual e focou sua análise na luta e combate ao coronavírus que se tornou a principal bandeira de luta brasileira e que é negada pelo Governo Federal.

Na parte da tarde, o Congresso teve início com a palestra de Gilson Reis, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) que discorreu sobre os Novos Desafios do Sindicalismo Classista e da Educação.

Reis pontuou que a educação brasileira esteve no centro do golpe de 2016, com a perspectiva de financeirização e internacionalização da educação brasileira. Ele defende que o sindicato deve estar no centro de luta e organização política para combater o fascismo que se espalhou na sociedade brasileira e para que isso ocorra é “precisamos unificar o movimento sindical brasileiro, transformando o sindicato em uma plataforma de formação”.

Em seguida, a professora e pesquisadora da Unicamp Helena Freitas explanou sobre a Reforma do Ensino Médio e a implantação da Base Nacional Comum Curricular no debate sobre a conjuntura educacional brasileira

Finalizando o primeiro dia de discussões do V CONTEMA, o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, explanou sobre a Educação Básica do Maranhão. Felipe falou sobre o processo de retomada das aulas na rede pública do Estado, enfatizando que, após reivindicação do Sinproesemma, aulas presenciais só quando existir condições sanitárias, que no momento, não é o caso. Falou ainda sobre o estudo de demanda para conceder as progressões e titulações represadas dos trabalhadores em educação ainda no primeiro semestre de 2021, da Implantação de gratificação de difícil acesso e área de risco e ainda da ampliação e unificação de matrícula para mais trabalhadores em educação. O secretário falou ainda sobre a discussão entre Seduc e Sinproesemma sobre o processo de militarização de escolas e as alternativas viáveis para minimizar os problemas decorrentes da implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que entre outras coisa reduz carga horária e possibilita deslocamento de professores entre escolas.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, esse primeiro dia de Congresso foi muito proveitoso e com a participação efetiva da categoria.

“Finalizamos esse primeiro dia do V Contema muito satisfeitos. A participação dos trabalhadores em educação está efetiva e os debates muito ricos. Agradecemos a todos os palestrantes que dividiram os seus conhecimentos e a todos os congressistas pela participação e interação”, disse Oliveira.