SINPROESEMMA inaugura galeria de presidentes em homenagem a seus 30 anos

Foi inaugurada, nesta quinta-feira, 24, na sede administrativa do Sinproesemma, a galeria dos presidentes do Sindicato. Além do presidente Raimundo Oliveira, participaram da inauguração, os ex-presidentes, Odair José e Júlio Pinheiro, a professora Janice Nery (presidente interina em 2004), além de professores e educadores. A inauguração integra o ciclo de eventos comemorativos à passagem dos 30 anos de fundação do Sinproesemma.

Em seu discurso o ex-presidente Odair José felicitou a direção sindical pela iniciativa que valoriza o trabalho dos que contribuíram para com os professores, educadores e à educação do Maranhão.

“Nada do que conquistamos nesses mais de 30 anos – porque essa história é maior do que esses 30 anos – nada teria acontecido sem a participação ativa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. É muito importante que o trabalhador e a sociedade tenham consciência da importância e do papel do Sinproesemma”, salientou Odair.

O vice-prefeito e ex-presidente Júlio Pinheiro, elogiou a reforma interna da sala para acolher a galeria, referindo-se aos elementos da cultura nordestina e maranhense. Pinheiro destacou o Sindicato por sua altivez, força, determinação, volume de ações e comprometimento das gestões com a classe dos trabalhadores e a educação pública.

“Nós já saímos de um cenário educacional de muito agravamento na história da educação brasileira e do nosso Estado. Hoje, novos desafios são colocados; até maiores dos que foram enfrentados lá atrás e, nesse sentido, o Sinproesemma vem se reinventando e conduzindo com muita garra e determinação a luta da classe dos trabalhadores em educação do Estado do Maranhão”.

A icônica professora Isméria Marques fez um breve relato sobre a APEMA e o Sinproesemma, ponderando que, para chegar à entidade que é hoje, o Sindicato teve uma semente plantada anteriormente. A professora aposentada é considerada um ícone da militância sindical que conhece a história da entidade desde o início, fundada através da Associação de Professores do Estado do Maranhão (APEMA), transformada em Sinproesemma, em 25 de janeiro de 1989.

Contribuições

O presidente Raimundo Oliveira falou do orgulho e satisfação de fazer parte da história de um sindicato da importância do Sinproesemma. Destacando cada nome, ele fez questão de ressaltar a relevante contribuição do trabalho desenvolvido por cada ex-presidente ao seu tempo, com as lutas e desafios daquele momento.

“Esse é um ato simbólico que busca congregar os homens e as mulheres que fazem desse sindicato um instrumento de luta. É importante destacar a APEMA, a origem desse grande sindicato, respeitado e que constrói diariamente a luta sindical no Maranhão” afirmou, acrescentando que o recorte de 30 anos não significa tirar o mérito da APEMA.

O presidente salientou as contribuições das gestões da professora Lucimá Góes, Márcia Campos, Odair José, Júlio Pinheiro, Janice Nery e Benedita Costa.

“Eles plantaram boas sementes, e nós continuamos regando. É isso que me motiva para fazer o nosso sindicato acontecer. O Sinproesemma é uma engrenagem que só funciona bem, se todas as demais funcionarem também”.

A cerimônia de inauguração foi marcada por emoção, poesia e música popular maranhense na voz do cantor Zé Maria e encerrada com um coquetel.

Para ver mais fotos, clique aqui