Sinproesemma garante progressões e divulga lista de titulação e promoção dos trabalhadores em educação do Maranhão

A luta dos trabalhadores em educação do Maranhão, liderada pelo Sinproesemma, garante a vitória na intensa batalha pelas progressões, titulações e promoções dos educadores. A divulgação da lista com o nome dos trabalhadores beneficiados representa um marco na defesa dos direitos dos profissionais da educação.

As progressões, titulações e promoções é uma pauta permanente da Campanha Salarial do Sinproesemma e vinham sendo represadas pelo Governo do Estado e cobrada de forma efusiva pelo sindicato.

A divulgação transparente e acessível, realizada pelo Sinproesemma, da lista de titulações e promoções dos trabalhadores em educação é fruto de uma árdua batalha que teve como ápice a greve de 31 dias no início do ano. Diante da mobilização e determinação dos educadores, o sindicato firmou um acordo na justiça com o governo do Estado, mediado pelo Ministério Público e homologado pela Justiça, que assegurava, assim, o avanço profissional dos profissionais da educação.

A princípio, o Governo do Estado descumpriu o acordo judicial, que determinava o pagamento dos direitos até o mês de junho, mas diante da cobrança do Sinproesemma, em reunião com o governador em exercício e secretário de educação, Felipe Camarão, no início do mês de outubro, foram garantidas as progressões, titulações e promoções para o mês de novembro.

Apesar de não divulgar ainda a lista dos beneficados com as progressões, o governo do Estado garantiu a concessão do benefício através do  DECRETO Nº 38.702, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2023. O Sinproesemma agora cobra o governo do Estado pela lista completa dos beneficiados que será divulgada em suplemento do Diário Oficial do Estado do Maranhão.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, essas conquistas só vêm através da luta incessante por educação pública de qualidade e a mobilização da categoria diante das negativas por parte do governo no tocante a valorização dos trabalhadores em educação do Maranhão.

“A divulgação da relação dos beneficiados com as tão esperadas progressões, titulações e nesse pacote também algumas promoções pendentes é resultado de uma verdadeira batalha liderada pelo Sinproesemma, junto da sua categoria pela garantia da nossa valorização profissional. A nossa greve, que demostrou a força dos educadores maranhense, reforçou a importância da unidade e da resistência para a conquista desses avanços e o compromisso do Sinproesemma em defender os interesses da nossa categoria. A conquista das progressões, titulações e promoções é um passo significativo, mas a luta não cessa aqui e o Sinproesemma permanecerá vigilante na busca por melhorias que promovam um ambiente educacional cada vez mais digno e propício ao desenvolvimento integral de todos”, reiterou Oliveira.

PARA ACESSAR A LISTA COM OS NOMES DOS BENEFICIADOS DAS TITULAÇÕES E GRATIFICAÇÕES: