O Sinproesemma promoveu, no sábado, 27 de setembro, o 17º Encontro Estadual de Núcleos Municipais, no Hotel Santos Dumont, em São Luís. O encontro teve a programação iniciada às 8h, com o encerramento às 19h, e contou com a presença de dirigentes e representantes dos núcleos sindicais de todo o Maranhão.
As atividades foram em torno da discussão sobre o Plano Nacional de Educação, Piso Salarial e Carreira. Também houve trocas de experiências e definição de estratégias coletivas para fortalecer a atuação do Sinproesemma em cada município do estado.
Após a abertura, na primeira mesa de debates, que foi sobre análise da conjuntura política, Nivaldo Santana, ex-deputado estadual de São Paulo, integrante da Secretaria de Relações Internacionais da CTB e secretário sindical Nacional do PCdoB, refletiu sobre o avanço da extrema-direita no Brasil e no mundo. Destacando como este fato contribui diretamente para uma economia instável e um Congresso Nacional conservador. Estes pontos, segundo ele, fortalecem os ataques à democracia e a retirada de direitos, especialmente à categoria.
Além dele, Sílvio Bembem, professor universitário e ex-secretário adjunto de Estado da Igualdade Racial do governo do Maranhão, traçou um contexto histórico sobre o Maranhão, levantando pontos importantes sobre a luta sindical no estado. Bembem também destacou a importância de se eleger representantes parlamentares que possam defender os interesses da classe trabalhadora.
No turno da tarde, Berenice D’arc, secretária das relações de Gênero da CNTE, integrante da Direção da CTB, ministrou a mesa sobre “Políticas Educacionais no Contexto do Novo PNE”. Dentro desta temática, a professora tratou sobre o financiamento da educação e a valorização profissional dos docentes e não docentes.
Em seguida, os diretores do Sinproesemma, Régina Galeno e Amarildo Pereira debateram sobre a “Gestão democrática e Combate à Militarização Escolar”.
Para a secretária de Representação de Núcleos Municipais, Janice Nery, o encontro foi importante para reforçar a luta sindical e a presença do Sinproesemma em todo o Maranhão, por meio dos seus 95 núcleos. “Os núcleos têm um papel essencial para aproximar o Sinproesemma da base, fortalecer a mobilização e garantir que a voz de cada educador e educadora seja ouvida”, destacou ela.
O presidente Raimundo Oliveira, ressaltou sobre a importância da união e da luta do sindicato. “Mesmo diante de ataques e desafios, o Sinproesemma permanece firme. Debatemos os temas no encontro, fortalecendo nossas estratégias e a organização da categoria. Com nossos núcleos atuando em todo o Maranhão, seguimos na linha de frente, defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e garantindo que nossa luta continue avançando”, evidenciou Oliveira.
Ao final do 17º Encontro Estadual de Núcleos Municipais, o secretário de Formação Sindical, Amarildo Pereira, lançou o seu livro “Silêncios e Gritos”, que trata sobre a realidade da gestão cívico-militar na educação brasileira. A obra é fruto da sua dissertação de mestrado.
O momento foi de alegria junto de sua família e de todos os presentes, com fotos e autógrafos para prestigiar o momento.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco