Julho é mês de férias! E os trabalhadores em educação da rede pública estadual de ensino do Maranhão irão gozar do período de descanso por 30 dias, como defendeu e garantiu o Sinproesemma nos debates com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e entidades ligadas à educação.
Devido a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais na rede estadual de ensino foram suspensas ainda no mês de março, a fim de evitar a proliferação do contágio do novo coronavírus e o Sinproesemma iniciou o diálogo visando a não antecipação das férias na rede estadual.
“Estamos fazendo o diálogo com a Seduc na busca do atendimento das nossas pautas de reivindicação e o debate da manutenção das férias entrou na pauta de discussão por conta da pandemia da Covid-19. Buscamos o debate no intuito de garantir as férias no mês de julho, de acordo com o nosso estatuto e obtivemos mais essa vitória para a nossa categoria”, pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.
Retomada das aulas
Segundo o último decreto editado pelo governo do Estado, o retorno das atividades escolares está previsto para o mês de agosto, avaliando-se as condições sanitárias e com o estabelecimento de três protocolos: o protocolo sanitário, que vai padronizar as questões sanitárias que envolvem as escolas; o protocolo pedagógico que diz respeito ao sistema de avaliação, acolhimento dos estudantes e trabalhadores em educação, diagnóstico do retorno às aulas, entre outros; e o protocolo operacional que diz respeito às questões administrativas.
Com a retomada das atividades de forma gradual e planejada, podendo ser feita de forma regionalizada, será implantado o sistema híbrido na rede estadual de ensino com aulas presenciais e remotas, nova composição do calendário letivo, avaliação, implementação do quarto ano que será opcional para os alunos do terceiro ano do ensino médio, como forma de reforço às atividades pedagógicas e atenção voltada para a formação dos professores.
Para o secretário de assuntos jurídicos do Sinproesemma, Henrique Gomes, é fundamental o acompanhamento e supervisão das ações da Seduc por parte do Sinproesemma.
“Ficaremos atentos, acompanhando e supervisionando toda a estrutura que a Seduc vai disponibilizar para a retomada das aulas de forma segura na rede estadual de educação”, disse Henrique Gomes.
Na avaliação do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o diálogo com a Seduc e demais entidades educacionais e estudantis está acontecendo de forma muito transparente e com muita responsabilidade.
“Estamos amadurecendo todos os pontos com a Seduc, com muita transparência e responsabilidade para que a retomada das aulas seja feita de forma segura para toda a comunidade escolar. Temos muitos desafios e muita preocupação com a saúde das pessoas, e o principal que é a vida de todos, por isso é importante estabelecer protocolos efetivos, confiáveis de segurança e com a anuência das autoridades sanitárias. Outro ponto fundamental é o acolhimento dos trabalhadores em educação, dos alunos, a formação para a utilização dessas novas ferramentas educacionais e o desempenho das funções nesse novo normal. Continuaremos fomentando o debate e buscando o melhor para os trabalhadores em educação e para a rede estadual e municipais de ensino”, disse Oliveira.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco