Sinproesemma encerra assembleias regionais para definir pauta de reivindicação

O Sinproesemma encerrou sexta-feira, 08 de fevereiro, em São Luís, as assembleias regionais para a composição da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2019. No total, foram 19 assembleias regionais que discutiram os pontos da pré-pauta proposta pelo sindicato.

Durante as assembleias, os profissionais da educação analisaram os itens propostos e puderam contribuir com novas proposições e posicionamentos.

“Finalizamos mais uma etapa da Campanha Salarial 2019 de forma muito democrática e transparente, consultando toda a nossa base. A partir de agora, com a finalização da pauta, vamos protocolá-la junto ao Governo do Estado para dar início às negociações”, disse Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

A pré-pauta de reivindicação proposta pelo Sinproesemma continha 21 pontos baseados no tripé piso, carreira e jornada de trabalho. Agora, ao final das assembleias, todas as contribuições foram tabuladas e anexadas à pauta oficial, de forma que o documento final contém 28 pontos, ou seja, mais amplo.

“Propomos uma pauta abrangente, visualizando o coletivo e muito além da questão financeira, pensando na valorização, reconhecimento e na carreira dos profissionais da educação. De forma que os associados corroboraram com o nosso pensamento, fazendo os questionamentos e ajustes necessários”, disse a secretária de representação dos núcleos municipais do Sinproesemma, professora Janice Neri.

A Pauta de Reivindicação oficial já foi protocolada com solicitação, em caráter de urgência, de reunião com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc, para dar início ao processo de negociações.

“Protocolamos a nossa pauta de reivindicação com todas as observações da base junto ao Governo do Estado e vamos estipular prazos, visto que é imprescindível darmos um posicionamento à nossa categoria”, disse o secretário de assuntos jurídicos, Henrique Gomes.

“Já temos um indicativo de reunião com o Governo do Estado, de forma que iremos defender, veementemente, o nosso Estatuto do Educador. Temos posicionamento muito bem claro e o compromisso de lutar pela categoria na garantia dos nossos direitos. A educação do Maranhão tem pressa e mudar essa realidade perpassa pela mobilização e união da nossa categoria”, defendeu Raimundo Oliveira.

Confira a pauta oficial da Campanha Salarial 2019 do Sinproesemma