Sinproesemma é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou nesta quarta-feira, 23, sessão solene em homenagem aos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão – SINPROESEMMA.

Requerida pelo deputado Professor Marco Aurélio, a sessão solene foi presidida pelo deputado Zé Inácio, sendo realizada no Plenário Nagib Haickel e contou com a presença de deputados, secretários, representantes sindicais, ex-presidente e diretores do Sinproesemma.

A trajetória de 30 anos do SINPROESEMMA tem início na Associação de Professores do Estado do Maranhão (APEMA), criada em 1976, sob a ditadura militar, em um momento sombrio da história do Brasil. Em 1989, a partir da promulgação da Constituição Federal, a APEMA é transformada em SINPROESEMMA.

Ao usar a tribuna, as autoridades destacaram a história de luta do Sinproesemma e a importância do sindicato na luta e defesa dos direitos da categoria e da educação.

Para o vice-prefeito de São Luís e ex-presidente do Sinproesemma, professor Júlio Pinheiro, o Sinproesemma avançou muito nas conquistas e se consolidou como uma das entidades sindicais mais atuantes do Maranhão.

“O Sinproesemma sempre esteve na trincheira e no protagonismo da luta pela valorização dos trabalhadores e da qualidade da educação. Avançamos muito, mas ainda temos uma longa jornada a caminhar”, disse Júlio.

Já o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e ex-presidente do Sindicato, Odair José, fez questão de frisar o orgulho de ter construído a história do Sinproesemma.

“Foram muitas lutas, incansáveis batalhas para construir e consolidar esse sindicato que hoje é o maior sindicato do Estado do Maranhão. Tenho muito orgulho de ter liderado o Sinproesemma e ver que todo o nosso esforço valeu e vale a pena”, ratificou Odair.

“O Sinproesemma sempre manteve a sua autonomia e queremos destacar que os avanços conquistados no campo educacional no Estado do Maranhão só foram possíveis devido ao diálogo e as cobranças do Sinproesemma”, disse Felipe Camarão, secretário de Educação do Maranhão, que representou o Governador Flávio Dino na solenidade.

Para Joel Nascimento, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Maranhão, o Sinproesemma representa muito mais que uma entidade sindical.

“O Sinproesemma é o responsável pela fundação da CTB no Maranhão e sempre está engajado nas discussões sobre a política nacional, representando essa fatia importante do sindicalismo maranhense e brasileiro”, ponderou Joel.

Também homenageada na sessão pela luta sindical, a professora Isméria Marques agradeceu e ratificou a importância do Sinproesemma.

“Esse é o reconhecimento daquilo que plantamos há muitos anos. Hoje o Sinproesemma é uma entidade forte pela luta e conquistas que acumulamos desde a APEMA”, disse Isméria.

Em seu discurso, o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, agradeceu ao deputado estadual Marco Aurélio e a Assembleia Legislativa do Maranhão pela sessão e frisou as conquistas do Sinproesemma, ratificando o compromisso de seguir na luta e na defesa dos direitos dos trabalhadores em educação do Maranhão.

“Quero agradecer em nome do deputado estadual Professor Marco Aurélio a Assembleia Legislativa, que representa todo o povo maranhense, pelo reconhecimento ao Sinproesemma. Nesses 30 anos, foram muitas batalhas e conquistas, como a aprovação do Estatuto do Magistério, em 2013, marco para luta dos educadores maranhenses, as mais de 25 mil progressões, duas mil ampliações de matrículas, promoções, titulações, reajustes salariais e gratificação de 30% para todos os professores que trabalham com educação especial, além de 30% de gratificação para os funcionários de escola do Pró-funcionário, unificação de matrículas, o processo de aceleração nas portarias de Aposentadoria, o fim da escola sem partido na rede estadual de educação e a conquista de eleição direta para diretores. O Sinproesemma sempre foi e vai se manter protagonista na luta pela educação e pela valorização dos trabalhadores em educação do Maranhão”, disse Oliveira.

Para ver mais fotos, clique aqui