Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinproesemma denuncia tentativa de criação de sindicato fake por traidores da educação

O Sinproesemma condena veementemente a tentativa de criação de um chamado “Sindicato dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Pública do Estado do Maranhão – SINDMARANHÃO”, percebendo um interesse em atacar a maior e mais legítima entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Maranhão, que é o Sinproesemma. Entidade fundada há 36 anos.

A iniciativa deste sindicato fake está sendo conduzida por um dos candidatos derrotados de forma acachapante nas últimas eleições do Sinproesemma. Esta chapa segue inconformada com a vontade soberana da categoria e volta-se contra os educadores, desta vez a serviço de um projeto político-eleitoreiro. A manobra de Júlio Pinheiro ambiciona transformar a luta sindical em palanque, mirando as eleições de 2026 e que utiliza a categoria como massa de manobra para favorecer um possível candidato a governador ano que vem.

Trata-se, portanto, de um ato de traição à categoria, um ataque à história de 36 anos do Sinproesemma e à unidade sindical assegurada pela Constituição Federal. Sobretudo, reforça uma posição antidemocrática, que não aceita a derrota da eleição sindical e age como a extrema-direita, utilizando-se de subterfúgios para estarem no poder. 

É necessário ressaltar que a chapa vencedora do pleito, liderada pelo professor Raimundo Oliveira, obteve vitória expressiva nas eleições realizadas no dia 26 de fevereiro de 2025, com 5.374 votos. Eleita legítima e democraticamente. 

O Sinproesemma é forte e seguirá sendo a voz dos trabalhadores e trabalhadoras em educação no Maranhão. Essa intenção de sindicato não passa de uma invenção oportunista: fake, sem representatividade e contra os interesses dos educadores e educadoras maranhenses.

O presidente Raimundo Oliveira enfatiza que a categoria já deu sua resposta nas urnas: “Obtivemos uma vitória ampla, com maioria esmagadora dos votos em uma eleição sindical legítima, transparente e democrática. O que esses traidores da educação não aceitam é a decisão soberana da base. Agora, tentam mascarar interesses políticos sob a capa de um sindicato fake, mas não vão enganar a categoria e muito menos se constituir. O Sinproesemma é o verdadeiro representante dos trabalhadores em educação do Maranhão e continuará defendendo com firmeza os direitos desses trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Oliveira. 

O Sinproesemma reafirma seu compromisso histórico ao longo dos seus 36 anos de existência. E reforça que foi na unidade e na organização que a categoria garantiu inúmeras vitórias.

Além disso, também agradece o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que reafirmou, em nota, a sua confiança na legitimidade do Sinproesemma como entidade representativa da categoria dos educadores no Maranhão. E conclama os trabalhadores a rejeitarem com firmeza qualquer tentativa de divisão, desmobilização, interesses políticos ou golpe das lutas da classe trabalhadora.

Traidores da educação não se sustentarão. Sindicato não se inventa para atender a interesses pessoais e políticos. Sindicato se constrói na luta, com a base e com legitimidade. E o Sinproesemma continuará sendo o pilar dessa luta dos educadores no Maranhão.

Leia a nota da CTB:

Nota Oficial da CTB

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Pular para o conteúdo