Sinproesemma debate plano de lutas e comemora sucesso do V CONTEMA

Dando andamento no V Contema, os delegados do congresso debateram o plano de lutas para os próximos quatro anos do Sinproesemma.

Os congressistas foram divididos em grupos, sendo escolhido os coordenadores e relatores. Após eleição, foram iniciados os debates nas suas linhas gerais, específica e as questões sindicais.

“Debatemos de forma muita minuciosa todas os itens constantes no caderno de teses proposto pela diretoria do Sinproesemma, em uma discussão muito franca e democrática para avançarmos na luta dos trabalhadores em educação”, ressaltou o secretário de assuntos jurídicos do Sinproesemma, Henrique Gomes.

Esgotadas todas as discussões dos grupos de trabalho, as propostas foram sistematizadas, sendo levadas para a plenária virtual final onde todas as considerações e contribuições foram discutidas de forma mais ampla, para aprovação dos delegados.

Na plenária virtual final, a secretária de relações de gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Berenice Dar’c, conversou com os congressistas sobre a importância do congresso e organização sindical e de lutas do Sinproesemma.

“É fundamental esse tipo de evento para fortalecer a luta e a organização dos trabalhadores contra esse governo fascista que se instalou no Brasil. Com a categoria organizada e com um plano de lutas coletivo, intensificamos a nossa resistência”, pontuou Berenice.

Segundo Josivaldo Corrêa, secretário de Esportes do Sinproesemma, o congresso cumpriu com muito êxito o seu papel.

“Tivemos um encontro muito produtivo, participativo e que superou todas as expectativas dos participantes”, disse Josivaldo.

Já a congressistas, Agnes Rufino, representante do município de Santa Inês, elogiou o V CONTEMA.

“É a primeira vez que participo do Congresso dos Trabalhadores em Educação do Maranhão e fiquei muito satisfeita. Debates muito enriquecedores e palestras elucidativas. Fui contemplada nesses dois dias de CONTEMA. O Sinproesemma está de parabéns!”, pontuou Agnes.

Para encerrar o V Contema, o presidente do Sinproesemma, agradeceu a participação de todos, elogiou a organização e a assessoria do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

“Aprovamos o nosso plano de lutas em um Congresso democrático, participativo e inovador. Faremos a sistematização do nosso plano e publicizaremos para que os trabalhadores em educação conheçam as metas de lutas para esses quatro anos. Ressalto, ainda, o êxito do congresso, que foi o primeiro Contema virtual, devido ao momento que vivemos de pandemia, mas que foi muito representativo e participativo, com delegados (as) de todo o Maranhão que contribuíram para o plano de lutas do Sinproesemma. Todos nós estamos de parabéns pelo sucesso do CONTEMA”, ressaltou Oliveira.