Sinproesemma debate Piso, Plano e Carreira no 9º Encontro de Funcionários da Educação

O Sinproesemma realizou no dia 29 de setembro, no Hotel Santos Dumont, em São Luís, o 9º Encontro de Funcionários da Educação, através da Secretaria dos Servidores Técnicos e de Apoio, que reuniu profissionais de todas as 19 regionais do sindicato no estado do Maranhão. O evento teve como foco principal o debate sobre temas essenciais para a categoria, como o piso salarial, plano de carreira e outras questões relacionadas à valorização dos trabalhadores da educação.

O encontro contou com a presença da direção estadual do Sinproesemma e teve como convidado especial Valdivino Moraes, secretário executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Dentre os temas discutidos, o piso salarial foi um dos assuntos mais destacados. Os participantes do encontro enfatizaram a importância de se garantir um salário digno para os funcionários da educação, ressaltando que isso é fundamental para atrair e manter profissionais qualificados no sistema educacional.

O plano de carreira também esteve em pauta, com a necessidade de estabelecer critérios claros e justos de progressão na carreira, proporcionando incentivos à formação contínua e ao aperfeiçoamento dos educadores. A valorização dos funcionários da educação foi amplamente defendida, com ênfase na necessidade de reconhecimento e valorização de todos os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da educação no estado do Maranhão.

Para a secretária da pasta, Maria Militana, o encontro foi um importante fórum de discussão e debate.

“Esse momento é muito importante para aprofundarmos o debate sobre a luta dos funcionários da educação pelo Piso, pelo nosso Plano e a nossa Carreira. Sabemos da luta que estamos travando e temos consciência a estrada não é fácil, mas vamos seguir com muita persistência para avançar e conquistar”, disse Militana.

Valdivino Moraes, da CNTE, destacou o trabalho do Sinproesemma em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação e reforçou a importância da união da categoria para alcançar mais conquistas. Ele também falou da relevância do debate sobre o piso, plano e carreira, afirmando que essas são questões cruciais para o fortalecimento da educação no país.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, reiterou o compromisso do sindicato em continuar lutando pelos direitos dos funcionários da educação e em buscar melhorias e valorização para esses profissionais.

“Foi um encontro muito positivo e propositivo na discussão de pautas fundamentais dos funcionários de escola. Nesse sentido, o Sinproesemma tem essa preocupação e um compromisso para que de fato esses profissionais sejam valorizados, por que isso trás para a nossa educação pública a qualidade do ensino. O Sinproesemma está sempre nessa fronteira de luta, dizendo a todos os trabalhadores em educação que é necessário unidade para seguirmos fortes e trazer mais conquistas para a nossa categoria”, pontuou Oliveira.

Para acessar mais imagens do 9º Encontro de Funcionários da Educação CLIQUE AQUI