
A Direção Geral do Sinproesemma esteve reunida na quinta-feira, 11 de dezembro, para discutir a pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2026 dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, além do cenário político e sindical diante das Eleições Gerais de 2026.
Com diretores de núcleos e regionais de todas as regiões do Maranhão, as discussões da pauta da Campanha Salarial 2026 teve como eixo central a valorização dos trabalhadores em educação, o fortalecimento da carreira dos educadores e a garantia de políticas permanentes de formação. A direção destacou que a construção coletiva da pauta reflete as reais necessidades dos trabalhadores em educação e aponta caminhos para o avanço das políticas educacionais no Maranhão.
Entre os pontos discutidos, a direção geral enfatizou que o reajuste salarial dos educadores seja conforme a Lei n° 11.738/2008 estabelecida pela Portaria Interministerial do MEC/Fazenda, a importância da correção da tabela salarial Professor III, respeitando o interstício de 5% entre as referências conforme reza o Artigo 30 do Estatuto do Educador. A direção também estabeleceu critério de reajuste para o auxílio alimentação dos educadores, sendo 30% do vencimento do Professor III, 20h, Classe A, referência 1.
Os diretores do Sinproesemma discutiram ainda sobre Concurso Público e a necessidade de aumentar o número de vagas do concurso que será realizado pelo Governo do Estado e ainda a possibilidade de ampliação de matrícula na rede estadual de ensino. Para a direção o número anunciado pelo governo do Estado ainda é muito pequeno diante da grande quantidade de professores contratados no Estado.
Durante a reunião, também foi debatido o cenário político e sindical diante das Eleições Gerais de 2026. Os diretores discutiram sobre a correlação de forças no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas que ainda são insuficientes para defender os trabalhadores e da prioridade de eleger verdadeiros representantes do povo e da classe trabalhadora em 2026. A direção tratou da construção de uma pré-candidatura para deputado Federal e da necessidade de ter um verdadeiro representante na Câmara que represente todos os servidores públicos, em especial os trabalhadores em educação.
O encontro reafirmou a importância da organização, da unidade e da mobilização permanente dos trabalhadores em educação frente aos desafios que se apresentam, reforçando que o Sinproesemma é o único representante legal e legítimo dos trabalhadores em educação no Maranhão, com base em sua carta sindical e em sua trajetória de luta. A direção alertou para a atuação de pseudos sindicatos, que não possuem legitimidade nem representação legal e que insistem em tentar dividir e enfraquecer a categoria.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, essas tentativas não irão prosperar diante da força, da história e da unidade construída pelo Sinproesemma ao longo de décadas.
“O Sinproesemma tem representatividade, legitimidade e uma história de luta em defesa dos trabalhadores em educação que não tem como ser apagada por aventuras pessoais e irresponsáveis. Vivemos tempos onde o sindicalismo sofre ataques constantes, tanto de governos que negam direitos quanto de grupos oportunistas que tentam fragmentar nossa força. Mas não recuaremos. Esses “pseudos sindicatos”, sem legitimidade legal ou representatividade real aqui não vão se criar. O Sinproesemma é o único instrumento coletivo dessa categoria e seguiremos firmes na luta pelos direitos, pela valorização e pela garantia de uma educação pública de qualidade, com unidade e organização”, enfatizou Oliveira.
Para acessar a Pauta de reinvindicação da Campanha Salarial 2026, clique aqui.
Para acessar fotos da Reunião de Direção Geral, clique aqui.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Direita, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco