Sinproesemma de Barra do Corda desenvolve projetos que proporcionam saúde e bem-estar aos associados

A coordenação regional do Sinproesemma em Barra do Corda buscando sempre promover o bem-estar e proporcionar mais serviços aos sócios e seus dependentes, implantou neste mês de setembro dois importantes projetos: a Escolinha de Futebol Society e Vôlei de areia para os dependentes dos sócios e a criação do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor Associado.

A Escolinha de futebol e Vôlei vai funcionar em três categorias. Mirim que contempla a faixa etária de 06 a 09 anos; infantil de 10 a 13 anos e infanto para adolescentes de 14 a 16 anos.

Já o projeto de criação do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor Associado, percorrerá as escolas da Rede Municipal de Ensino de Barra do Corda desenvolvendo ações voltadas à promoção da saúde mental, bem-estar social e a saúde ocupacional dos servidores, visando a busca de uma melhor qualidade de vida dos Trabalhadores em Educação.

O projeto conta com a parceria da professora e psicóloga Ariana Vital, pós-graduada em Saúde Mental e Políticas Públicas, tendo vasta experiência na condução de projetos na área educacional.

A primeira escola contemplada com o projeto foi a Escola Municipal Isabel Cafeteira. Na ocasião a psicóloga Ariana Vital proferiu a palestra “Saúde Mental no Trabalho dos Educadores”. Segundo a psicóloga, é importante relembrarmos o conceito de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS), que vai além da mera ausência de doenças — só é possível ter saúde, de forma plena, quando há completo bem-estar físico, mental e social.

A gestora da escola, Rosenir Noleto, pontuou a relevância de ações neste sentido, afirmando que a boa saúde mental dos servidores da escola é um fator determinante para garantir o sucesso e aprendizado dos educandos, já que interfere no rendimento do trabalho dos educadores dentro e fora da sala de aula.

O coordenador da regional do Sinproesemma em Barra do Corda, professor Jaile Lopes, relembrou as ações do sindicato voltadas para atender às demandas trazidas pela categoria.

“O Sinproesemma está presente na vida dos Trabalhadores em Educação e pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos servidores e comunidade escolar estamos disponibilizando mais esse serviço. Essa é a razão da nossa existência”, disse Jaile.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, esse é mais um importante serviço disponibilizado pelo sindicato que vai mudar a qualidade de vida dos barra-cordenses.

“O Sinproesemma além de representar e lutar pela categoria nas batalhas referentes a carreira e a vida funcional dos Trabalhadores em Educação, também está preocupado em proporcionar serviços e benefícios que vão impactar diretamente na qualidade de vida desses trabalhadores em Educação. Temos o compromisso, de a cada dia, trabalharmos para buscar o melhor para a nossa categoria”, enfatizou Oliveira.

O projeto será desenvolvido com execução de palestras, atendimentos através de plantões mensais e promoção de atividades socializantes na Casa Balneário do Sinproesemma em Barra do Corda.