Sinproesemma convoca categoria para mobilização

A diretoria executiva do Sinproesemma esteve reunida nesta segunda-feira para avaliar e propor novas ações em relação à Campanha Salarial 2019.

A medida foi tomada mediante a postura do Governo do Estado que até agora não iniciou a mesa de negociação, apesar das inúmeras tentativas de diálogo por parte da entidade sindical.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, chegou um ponto onde é necessária uma ação mais enérgica do Sindicato, tendo em vista que a categoria dos Trabalhadores em Educação anseia por respostas.

“Temos consciência da nossa responsabilidade como o maior sindicato do Estado do Maranhão e a categoria quer respostas. Já está mais do que na hora do início da mobilização para lutar pelos direitos dos Trabalhadores em Educação, com maturidade e discernimento para não perder o foco”, afirmou Oliveira.

Campanha Salarial

A campanha Salarial 2109 foi lançada em janeiro, após confirmação do índice de reajuste pelo MEC de 4,17% e está elencada em 28 itens que foram elaborados a partir de assembleias regionais com a categoria.

A pauta de reivindicação foi protocolada ainda no mês de fevereiro no Governo do Estado, e a partir daí, o Sinproesemma buscou várias formas de diálogo, através de envio de ofícios, na tentativa de audiência com o governador e presidente da Assembleia Legislativa, mas até agora nenhuma resposta positiva.

“Estamos no momento crucial da nossa luta e precisamos dar retorno aos nossos pares. Vamos construir os encaminhamentos e iniciar as mobilizações, tendo sempre em mente o papel da instituição e da luta dos Trabalhadores em Educação”, disse o professor Amarildo Silveira.

Cenário atual

Mesmo com os problemas financeiros que o país se encontra e a tentativa de desconstrução do sindicalismo brasileiro, para a secretária de assuntos educacionais, Janice Neri é possível cogitar avanços para a categoria.

A diretora mostra pelo menos quatro fatores que podem servir de estímulo para o reajuste: o aumento da verba para a educação, ajustes do governo do Estado, aumento de receita do ICMS e valor rebaixado do reajuste sinalizado pelo MEC, com percentual de 4,17%.

“Temos que sair da margem e dar um passo a frente. O sentimento da diretoria do Sinproesemma é de buscar uma reação em relação ao Governo do Estado”, enfatizou Janice.

Encaminhamentos

Após intensos debates a diretoria executiva deliberou pelo início do processo de mobilização da categoria, na tentativa de iniciar o diálogo com o Governo do Estado. Foi estipulado o prazo até o final do mês de março, com indicação de paralisação no dia 03 de abril em todo o Estado, caso o processo de negociação não seja iniciado.

A mobilização vai começar no dia 22 de março, com a paralisação contra a Reforma da Previdência e pelos direitos dos Educadores que acontece na porta da Agência do INSS, na Avenida Alexandre de Moura, em frente ao Parque do Bom Menino, às 08h.