Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinproesemma: comissão discute melhorias para o SIAEP em reunião com Seduc

A comissão de professores indicada pelo Sinproesemma para analisar e acompanhar o processo de evolução do Sistema SIAEP teve a primeira reunião com representantes da Seduc, nesta terça-feira, 08. Participaram da reunião pela comissão os professores Napoleão Sobrinho, Marcos Sousa, Oberdan Sá, Izabel Teixeira e Dayse Soares.

Durante o encontro os professores externaram as principais reclamações em relação ao sistema SIAEP e proporam melhorias, elencando as prioridades de resolução.

Entre as principais reclamações a falta de interatividade do programa com os professores, fazendo com que o processo fique demorado, ocasionando maior o tempo de execução das atividades.

“Hoje para operarmos o SIAEP fazemos operações repetitivas, uma redundância de ações, por exemplo para gerar o lançamento de uma nota, o cadastro de uma aula, temos que fazer os mesmos procedimentos, repetidamente, então o desafio é melhorar essa interatividade com o professor”, disse Marcos Sousa, professor de Matemática da CE Liceu Maranhense.

Lançado em 2008 pelo Governo do Estado, o SIAEP foi elaborado para lançamento de nota e economia de papel. Com o passar dos anos o sistema foi sendo aprimorado, mas ainda apresenta muitas falhas.

Segundo a assessora especial da Seduc, Rosyjane Pinto, essa é a oportunidade para perceber os empecilhos do sistema e trabalhar para resolver as falhas.

“Vamos construir de forma coletiva, entre Sinproesemma, através da Comissão de professores, e Seduc para melhorar essa ferramenta que além de ajudar o professor a registar o conteúdo, a nota e a frequência do estudante, também vai avaliar de forma muito mais ampla a realidade desse aluno”, disse Rosyjane.

Segundo a professora Dayse Soares, que também é diretora do Sinproesemma o resultado da primeira reunião foi bastante positivo.

“Um momento ímpar. Esses encontros só aumentam a possibilidade e condições de resolvermos os problemas que estamos passando e trabalhar em equipe é importante, é preciso”.

Para Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma, esse foi mais um ponto importante de diálogo com a Seduc.

“Vamos trabalhar para desenvolver de forma mais célere possível as melhorias do sistema, repensar em mudanças na estrutura do programa para dinamizar o envio desses dados por parte professor, dessa formam ganhar a categoria e a rede estadual de ensino”, disse Oliveira.

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Pular para o conteúdo