O Sinproesemma ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de São José de Ribamar após a constatação do não pagamento do salário dos trabalhadores em educação. A ACP nº 0837931-74.2025.8.10.0001, requere liminarmente a liberação imediata dos salários.
Para a direção sindical é inadmissível qualquer violação ao direito constitucional à remuneração, que compromete a dignidade dos servidores e a estabilidade da educação pública no município.
A decisão da gestão municipal de sustar arbitrariamente o pagamento de parte dos servidores vinculados à Secretaria de Educação, sem qualquer justificativa legal ou processo administrativo regular, é abusiva e desrespeitosa.
“De forma arbitrária e ilegal, suspendeu o pagamento dos salários dos servidores da educação, sob a genérica alegação de “apuração de acúmulo de cargos”, sem prévia notificação ou instauração de processo administrativo que garantisse o contraditório e a ampla defesa aos servidores, violando o disposto Art. 217º do Estatuto do Servidor Público Municipal de São José de Ribamar – Lei Complementar nº 25/2011. Frisamos que, não houve publicação de nenhum ato oficial, nenhuma notificação prévia, nenhuma comunicação com os profissionais do magistério para apuração de suposto acúmulo de cargos, a Sempaf somente determinou a suspensão imediata do pagamento dos salários dos profissionais do magistério, o que caracteriza um nítido abuso de poder!”, diz a peça.
“Sustar salários sem processo legal é uma violência contra o servidor. O Sinproesemma está agindo com firmeza para corrigir essa injustiça,” afirmou o vice-presidente do Sinproesemma, Fábio Orlan.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a direção sindical não irá admitir ataques à remuneração dos trabalhadores em educação.
“O salário é um direito sagrado. Não admitiremos ataques à remuneração dos nossos trabalhadores. Seguiremos firmes com a categoria mobilizada e também fazendo a luta através da Justiça até que todos os profissionais de São José de Ribamar tenham seus salários restituídos com dignidade”, declarou Oliveira.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco