O Núcleo do Sinproesemma em Primeira Cruz participou, nesta quinta-feira (18), reunião na sede da Promotoria de Justiça de Humberto de Campos, para discutir a urgência de correção de erros do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) vigente no município de Primeira Cruz, que inviabilizam as implantações e/ou aumentos salariais pleiteados.
Na reunião, representantes do Sinproesemma, do Ministério Público e do município discutiram meios para corrigir o problema, que tem prejudicado os educadores e servidores da educação. Segundo a coordenadora do Núcleo do Sinproesemma em Primeira Cruz, Diana da Silva, houveram inúmeras tentativas de negociações entre o sindicato e a prefeitura da cidade. “O gestor municipal se recusa a pagar o que nos é de direito, como os anuênios, reajustes, promoções que alguns professores já deveriam estar recebendo, e principalmente a GAD, que depois de muita negociação, será pago 10% aos professores nomeados dos concursos realizados em 1998 e 2007” disse. Segundo ela, a mobilização para os reparos do PCCR vem desde 2013, ano de fundação do Núcleo. Na ocasião, foram três dias de manifestação, cobrando o piso salarial e reajustes.
Diana explica ainda que entre alguns erros que poderiam ser corrigidos e continuar recebendo a metade do piso, que com o desconto chegava perto de um salário mínimo, o Núcleo optou por aprovar um novo PCCR, que aumentou em mais de 100% o valor salarial. Sobre a reunião em Humberto de Campos, Diana acredita que foi apenas o início de uma luta árdua travada com a gestão de Primeira Cruz. “A educação do nosso município está esquecida. Falta material didático nas escolas, livros para a educação infantil, entre outras coisas. Falta o prefeito cumprir o nosso PCCR, temos também a questão da ajuda de custo para o difícil acesso dos professores à zona rural, que sofrem para chegar nas escolas”, destacou.
Foi definido na reunião que será formalizada uma comissão, formada pelos representantes presentes na reunião, com o objetivo de elaborar e encaminhar à Câmara Municipal um novo PCCR, além de auxiliar na organização de eleições diretas de gestores.
Participaram da reunião a coordenadora do Núcleo sindical no município de Primeira Cruz, Diana da Silva; a coordenadora da regional do Sinproesemma em Rosário, Arlete Sousa; os membros da direção estadual do sindicato, Janice Nery e João Sá, além da promotora de Justiça de Humberto de Campos, Maria do Nascimento Carvalho e a procuradora do município de Primeira Cruz, Layane Dias Santos.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco