Ministério da Educação prorroga consulta pública do Novo Ensino Médio por mais 30 dias

O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio (NEM) até o dia 5 de julho para ampliar as formas de participação social no debate sobre o modelo educacional aprovado em 2017, e implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022.

O Sinproesemma junto da CNTE e demais entidades filiadas iniciaram uma campanha incentivando os trabalhadores da educação a responderem à consulta. Desde então, o número de respostas registradas na Plataforma Participa Brasil triplicou.

A ampliação do prazo pelo MEC atende à solicitação do Fórum Nacional de Educação (FNE), do qual a CNTE faz parte. Outras instituições também solicitaram o mesmo pedido ao Ministério da Educação.

“A pedido da nossa Confederação e os sindicatos filiados solicitamos a prorrogação da consulta para que possamos escutar o maior número de pessoas possíveis. Conclamamos que todos respondam a consulta e incentivem também aos seus amigos”, disse Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Alvo de críticas de entidades educacionais como CNTE, o NEM, na prática, não cumpriu a proposta de trazer um caráter mais dinâmico às escolas e não ofereceu alternativas aos estudantes que buscam uma preparação voltada ao ingresso no mercado de trabalho.

A CNTE argumenta ainda que a reorganização curricular das escolas trouxe graves problemas aos profissionais da educação e a milhares de estudantes ao reduzir disciplinas básicas como Física, Química e Biologia e introduzir um conjunto de aulas, conhecido como itinerários formativos, como forma de ampliar o acesso do setor privado aos recursos públicos por meio da oferta de materiais didáticos e audiovisuais.

O Conselho Nacional de Entidades da CNTE aprovou recomendação aos trabalhadores/as, alunos/as, funcionários/as das escolas para discordarem de todas as 11 perguntas do formulário do MEC.

Com informações da CNTE.