CNTE lança Nota de Solidariedade aos educadores e educadoras de Paço do Lumiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE publicou, na tarde desta segunda-feira (18), Moção de Solidariedade aos educadores e educadoras da rede pública de ensino de Paço do Lumiar, pela paralisação de advertência de 48 horas, frente à arbitrariedade da gestão municipal quanto às relotações e carga horária.

Confira a nota na íntegra. Para baixar o PDF, clique aqui.

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS/ÀS EDUCADORES/AS DE PAÇO DO LUMIAR/MA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor público brasileiro, vem por meio desta se solidarizar com a paralisação de 48 horas dos/as educadores/as de Paço do Lumiar/MA que, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão – SINPROESEMMA, decidiram paralisar todo o serviço prestado pela rede de educação municipal, pelo próximo período de 48 horas, nos dias 19 e 20 de março.
Essa paralisação de advertência é um chamado à responsabilidade feito pela comunidade escolar à gestão municipal de Paço do Lumiar. Os/as educadores/as do município param nesses dias para exigir respeito à sua jornada de trabalho e marcar posição contrária a todo o processo arbitrário de relotações dos/as educadores/as do município tocado pela atual gestão municipal. A paralisação é um chamado ao diálogo e à resolução desse conflito, já que aos/às profissionais de educação do município não interessa uma paralisação por tempo indeterminado, trazendo prejuízos a toda comunidade escolar, em especial aos/às estudantes.
É importante que se diga que, no caso da jornada de trabalho desses/as trabalhadores/as, esse caso somente tomou proporções maiores do que o devido em decorrência da posição do atual prefeito em delegar a resolução dessas questões a um processo de judicialização, subestimando o canal de negociação direta entre as partes. Por outro lado, a questão da relotação também deve ser objeto de negociação entre as partes, com participação ativa do núcleo sindical de Paço do Lumiar. Não se pode tratar essa questão eminentemente administrativa de forma tão pouco respeitosa, como fez a atual gestão municipal, lançando mão de redes sociais para comunicar a transferência de educadores para outras escolas. O mínimo que se espera em um processo sadio de negociação coletiva é a boa-fé e o respeito mútuo entre as partes.
É diante de tudo isso que nós, educadoras e educadores de todo o Brasil, nos solidarizamos com os companheiros de Paço do Lumiar, fazendo votos para que essa paralisação de 48 horas seja um sinal positivo para que a atual gestão se dê conta de que somente o diálogo entre as partes pode fomentar a justa resolução desse conflito, já na assembleia da categoria agendada para o próximo dia 21 de março. Todo apoio aos/às educadores/as de Paço do Lumiar e à sua paralisação de 48 horas!

Brasília, 18 de março de 2019
Direção Executiva da CNTE