Bem-estar e vida longa são temas do 5º Encontro Estadual de Aposentados do Sinproesemma

Professores aposentados de várias regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) participaram do 5º Encontro Estadual de Professores Aposentados, realizado na última sexta-feira (15), com o tema “Aposentados, exercite o corpo e a mente: novas expectativas de vida”.

O evento foi realizado na sede social do sindicato, localizada no bairro Laranjal, na Estrada de Ribamar. Ao chegarem, os participantes fizeram o credenciamento e logo após degustaram um delicioso café da manhã. Em seguida, o grupo ‘Deusas de Olorun’ realizou apresentação com vários ritmos da música maranhense e brasileira.

A mesa foi composta pelo presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; pela secretária de Aposentados, Eunice Brussio; pela secretária de Formação, Antônia Benedita Pereira; pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Henrique Gomes, e pela secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Selene Barboza.

Na abertura, Raimundo Oliveira, saudou os participantes e destacou a valorização dos profissionais aposentados. “Entendemos que a valorização se dá em todos os momentos das nossas vidas, seja no período da efetividade ou como aposentados. Precisamos sempre estar discutindo a educação. Aqui temos um grande lema que diz “Aposentado, sim! Inativo nunca, educadores sempre”, e não podemos perder isso de vista. É de suma importância a forma que temos de discutir e debater a educação. Vocês têm esta experiência acumulada e podem contribuir muito, e o Sinproesemma tem feito este esforço para vocês estarem aqui debatendo. Temos que chegar na melhor idade firmes e fortes, debatendo educação e o que é melhor para nós”.

O Encontro, coordenado pela Secretaria de Aposentados do Sindicato, proporcionou aos participantes debates sobre o cenário das conquistas da categoria, a conjuntura política, importância da massagem e da acupuntura, alimentação saudável, longevidade, além de uma oficina de capoterapia.

“Agradeço a presença daqueles que vieram dos diversos municípios do estado, estou muito feliz de estar com vocês, este é um momento muito importante, o nosso presidente não mediu esforços para realização deste evento”, destacou a secretária de Aposentados, Eunice Brussio.

A representantes da CNTE, Selene Michielin, falou sobre a conjuntura da política nacional, privatização da Petrobras e a necessidade de redemocratização no Brasil. “O parlamento que temos é sem compromisso com as nossas lutas, por isso temos que estar vigilantes. Assim que passar a eleição entrará em pauta a reforma da Previdência e teremos que ir para as ruas para não deixar ser aprovada. Aqui no Maranhão a situação da categoria é melhor do que meu estado, o Rio Grande do Sul. Lá, estamos há quatro anos sem reajuste” destacou.

APOIO À LUTA

Participando do encontro, o ex-presidente da Sinproesemma, Odair José, que, atualmente, é pré-candidato a deputado estadual, com a bandeira da educação, destacou que o sindicalismo precisa da energia e da experiência dos aposentados. “O movimento sindical precisa de muita energia para acontecer e cumprir seu papel. Os professores da ativa, na linha de frente, e os aposentados contribuindo com as experiências de luta que acumularam ao longo dos anos. O sindicato precisa muito dos aposentados para fortalecer a luta por direitos e eu, como ex-presidente da entidade e militante da educação, estou sempre à disposição para apoiar as atividades dos aposentados e a luta do sindicato por mais conquistas na educação”, ressaltou.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A representante do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (<em>PAI</em>), Ingrid Taís, deu uma palestra sobre alimentação saudável, esclarecendo dúvidas dos professores. “Não podemos deixar de fazer exercício. O nosso corpo envelhece mais nossa mente não pode acontecer o mesmo”, frisou.

“Qualidade de vida é ter uma mente saudável para que possamos continuar contribuindo com uma sociedade justa com menos desigualdade. Os aposentados e os que estão próximos da aposentadoria têm muito a contribuir. Sociedade justa se faz com igualdade de direitos entre homens e mulheres, e nós temos uma sociedade muito machista, com desigualdade de gêneros muito marcante e não vai terminar da noite para o dia. Cada dia é um novo dia para construirmos e desconstruir uma sociedade desigual”, destacou a vice-presidente do Sinproesemma, Hildinete Rocha.

O Terapeuta naturalista especializado em acupuntura, Jorge Botão, falou da massagem e da acupuntura que é oferecido na sede do Sindicato toda semana para os associados e familiares.  “Os serviços têm grandes benefícios  para a saúde e são eficazes no tratamento da dor”, ressaltou.

ENCERRAMENTO

&nbsp;

Depois de um longo dia de debates, o evento encerrou, no início da noite com a apresentação da cantora Selma Marques. Mais uma vez, o presidente do Sinproesemma destacou a importância dos aposentados para a luta do sindicato: “Acreditamos que a experiência que cada um de você já tiveram possa de fato contribuir para aqueles que virão. Este é o sentido desse debate. Parabéns a todos e já estamos pensando no 6º encontro no próximo ano”.

A Secretária de Representação de Núcleos Municipais, Janice Nery, também elogiou o evento: “Parabenizo a Secretaria de Aposentados pela organização deste encontro. O Sinproesemma está de parabéns com a participação dos aposentados, que estão mais ativos do que muitos que estão em sala de aula.”

O evento contou ainda com a participação da secretária-geral, Izabel Lins, do secretário de Finanças, José dos Santos Brussio, do secretário de Administração e Patrimônio, João Vieira, do 1º secretário de Finanças, Jean Pyerre Siqueira, do secretário de Assuntos Jurídicos, Henrique Gomes, da secretária-adjunta de Aposentados, Edna Castro, entre outros dirigentes da entidade.