Agora é lei: anistia dos professores é aprovada em Paço

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Paço do Lumiar derrubaram o veto da Prefeita Paula Azevedo que anistia as faltas dos Trabalhadores em Educação do município. A sessão foi realizada na manhã desta sexta-feira, 04.

O Projeto de Lei 021/2019 de autoria do vereador Wellington Sousa foi aprovado na sessão plenária no final de agosto e tinha sido enviada ao executivo para sanção da Prefeita que acabou vetando.

O projeto de Lei anistia faltas dos professores e empregados públicos municipais, efetivos ou não, inclusive os que estão em estágio probatório que participaram do movimento paredista liderado pelo Sinproesemma e que lutou por direitos que estavam sendo negados pela Prefeitura de Paço do Lumiar aos Trabalhadores em Educação. O projeto prevê ainda, a restituição dos salários que haviam sido descontados dos professores mediante reposição das aulas.

Durante a sessão, os vereadores de Paço do Lumiar destacaram a importância de derrubar o veto da Prefeita e de apoiar a luta dos profissionais da educação que foram perseguidos pela gestão passada.

“A própria decisão judicial que pôs fim ao movimento grevista deixou bem claro que a gestão municipal e a classe dos trabalhadores em educação deveriam dialogar para juntos resolver as questões dos processos administrativos e das reposições das aulas, e eu não vejo solução mais célere, com menos transtorno para todo mundo do que a sansão desse projeto, mas a Prefeitura não quis logo resolver essa questão com bom senso e rapidez”, disse o vereador Wellington Sousa, presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

“Precisamos de fato valorizar os profissionais da educação e reconhecer a luta desses profissionais que foram perseguidos pelo ex-gestor da educação desse município e pela legitimidade de todos eles terem as suas faltas abonadas, até porque eles estão cumprindo a carga horária determinada pela administração municipal, disse a vereadora Ana Lúcia.

Para a professora Jori Mary Santos, coordenadora do Sinproesemma em Paço do Lumiar essa foi mais uma grande batalha onde a categoria saiu vitoriosa.

“Hoje temos finalmente o desfecho de uma grande batalha que os trabalhadores em educação travaram aqui em Paço do Lumiar. Passamos por momentos difíceis, perseguição, corte de salários, faltas, mas a categoria se manteve coesa e confiante e agora podemos comemorar essa grande vitória dos professores. Queremos agradecer aos vereadores de Paço do Lumiar que sempre apoiaram a luta dos professores e buscaram justiça para a nossa categoria”, disse Jori Mary.

“Tivemos uma importante vitória com a aprovação pela Câmara Municipal de Paço do Lumiar do Projeto de 021/2019. Agora vamos buscar o diálogo com a gestão municipal para avançar nas conquistas para a categoria no município, sempre buscando a valorização dos trabalhadores em educação e a melhoria da educação em Paço do Lumiar”, disse Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Pular para o conteúdo