
O Núcleo do Sinproesemma em São José de Ribamar realizou, no dia 10 de janeiro, a cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Professor Valdenir Cantanhede de Educação, no auditório do IFMA do município. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de professores e professoras que, por meio de práticas inovadoras e dedicação exemplar, contribuem para a transformação da educação ribamarense.
O evento contou com a presença de membros da direção estadual do Sinproesemma, lideranças locais, educadores e familiares dos homenageados.
A cerimônia também foi marcada por um forte discurso político e sindical em defesa dos trabalhadores em educação. O vice-presidente, Fábio Orlan, destacou a importância da mobilização permanente da categoria diante das pautas urgentes.
“Em São José de Ribamar não é diferente e devemos ficar atentos. Temos pautas importantes a serem tratadas, não só o reajuste, mas o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que já caducou e precisa ser reformulado. É esse plano que vai garantir a nossa carreira”, afirmou Orlan.
O vice-presidente ressaltou ainda que o reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras em educação se torna ainda mais necessário em um cenário de desvalorização imposto pela gestão municipal.
Encerrando os discursos, o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, reforçou o apoio da direção estadual ao núcleo sindical de São José de Ribamar e criticou duramente a postura do Executivo e do Legislativo municipal em relação aos servidores públicos.
“Nós fizemos a luta em frente à Câmara para que aquele projeto maléfico, de parcelamento do débito da previdência, não fosse aprovado. Infelizmente, vereadores sem compromisso com os servidores votaram a favor do prejuízo da categoria”, afirmou Oliveira.

O presidente destacou que 11 vereadores, alinhados ao prefeito, votaram contra os servidores públicos de São José de Ribamar, ressaltando que os impactos da decisão atingem não apenas os professores e as professoras, mas todo o funcionalismo municipal.
“O Poder Público deveria fazer esse reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras em educação como o Sinproesemma está fazendo hoje”, completou.
Mesmo diante da desvalorização institucional, Raimundo Oliveira ressaltou o compromisso social e a dignidade da categoria.
“Não perdemos a alegria de fazer o melhor pelo lugar onde moramos e trabalhamos. Esta homenagem é a prova de que, mesmo desvalorizados pela gestão municipal, sabemos da importância do nosso trabalho”, concluiu Oliveira.
O prêmio leva o nome do Professor Valdenir Cantanhede, educador marcado por sua dedicação, inovação e compromisso com a educação pública. Valdenir atuou nas redes municipal e estadual e faleceu em decorrência da Covid-19, deixando um legado de responsabilidade social e defesa da educação de qualidade que o Sinproesemma busca manter vivo.
Os homenageados foram selecionados por uma comissão avaliadora composta por representantes da coordenação sindical e da comunidade escolar, com base em critérios como inovação pedagógica, impacto social e contribuição para o fortalecimento de uma educação pública inclusiva e de qualidade.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Direita, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco