6º Encontro de Aposentados trouxe discussão sobre a Reforma da Previdência

O Sinproesemma realizou nesta sexta-feira, 20, o 6º Encontro Estadual de Aposentados. Com o tema “Unidos pela defesa da Aposentadoria e na luta pela garantia de direitos e integração da classe”, o encontro discutiu a Reforma da Previdência e a política nacional e estadual.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a secretária de Aposentados, Eunice Brussio, o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Odair José e a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Nacional, diretora do Sindiute e do SinproMinas, Celina Arêas.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, iniciou o encontro saudando os participantes e explanou sobre a atual conjuntura política nacional e local, os cortes implementados na educação pelo Governo Federal e a criação do Coletivo dos Aposentados nos municípios.

“Precisamos debater e discutir esse tempo que estamos vivendo e esclarecer sobre essa maléfica Reforma da Previdência para todos os trabalhadores, tanto os da ativa quanto os aposentados. Sabemos da importância desses guerreiros que fizeram e fazem a história do Sinproesemma e agora mais do que nunca precisamos lutar pelos nossos filhos e netos em prol da manutenção dos nossos direitos e deles também. Todos vocês, companheiros (a) de luta, são essenciais para fortalecer e unificar o sindicato,” disse Oliveira.

Já o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Odair José, iniciou sua participação falando sobre os cursos disponibilizados pela EGMA aos servidores ativos e inativos e as ações que estão sendo proporcionadas a esses servidores. Em seguida, Odair explanou sobre Direito Previdenciário.

“O debate sobre Direito Previdenciário é essencialmente um debate político. Por isso ele deve ser discutido nesse âmbito, pois todo o processo diz respeito à política”, enfatizou Odair.

Durante a apresentação da palestra Aposentadoria: Reformar não é retirar direitos. Defender para não perder, Celina Arêas frisou a importância do debate sobre a Reforma da Previdência e a inserção dos aposentados na discussão.

“É de suma importância trazer para a realidade desses aposentados da educação esse momento extremamente difícil que estamos vivendo. Compreendemos que essa luta deve ser unificada, com jovens, trabalhadores e trabalhadoras e os aposentados na linha de frente. Hoje pudemos mostrar o retrocesso que essa reforma vai trazer para os trabalhadores brasileiros e é necessário continuar na luta pela garantia e manutenção da aposentadoria”, pontuou Celina.

Para a secretária de Aposentados do Sinproesemma, Eunice Brussio, o encontro cumpriu com todos os objetivos.

“Estamos muito felizes com o nosso encontro, conseguimos atingir os objetivos esperados e mais uma vez o nosso encontro foi um sucesso. Quero agradecer a todos os aposentados e aposentadas que vieram dos mais diversos municípios do nosso Estado e fizeram esse dia ser muito proveitoso, muito feliz”, ponderou Eunice.

Para a professora aposentada Ilma Abreu, o encontro foi muito proveitoso.

Hoje saio desse encontro muito satisfeita. O dia foi perfeito, aprendi muita coisa, me diverti e ainda pude rever muitos amigos.

Para encerrar a programação os trabalhadores e trabalhadoras participaram de atividades recreativas que uniu cultura e dança. As (os) aposentadas (os) se divertiram na roda de tambor de Crioula com o grupo Samba Nina Crioula e após uma seresta para finalizar o dia.

Para acessar a galeria de fotos Click Aqui