Paço do Lumiar: Sinproesemma discute com gestão municipal a valorização da categoria

A coordenação do Núcleo do Sinproesemma em Paço do Lumiar reuniu-se, no último dia 28 de janeiro, com o secretário de Educação, Paulo Roberto Soares. Durante a reunião, foram discutidos os pontos da reformulação do Estatuto da Educação no município. Dentre os pontos abordados, estão as progressões pendentes; o reajuste salarial, previsto pelo MEC; a reformulação do Plano de Cargos do Magistério; calendário de pagamentos, entre outros.

No encontro, o secretário reiterou os esforços e medidas para ajustar as ações da gestão às demandas da categoria. Ficou definido que será formada comissão, com membros da gestão municipal para analisar, em 180 dias, as progressões pendentes dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Outra comissão será formada, desta vez por representantes da categoria, para a reformulação do Plano de Cargos. O secretário afirmou ainda que o calendário de pagamentos será publicado.

Em relação à jornada de trabalho de 40h dos professores e professoras oriundos dos últimos concursos, o sindicato aguarda a análise da assessoria jurídica para se manifestar. Quanto ao reajuste, está prevista uma reunião com o prefeito Domingos Dutra, para tratar do item. Para a coordenadora do Núcleo do Sinproesemma em Paço do Lumiar, Jori Mary Souza, o sindicato está otimista quanto às reuniões, embora o momento seja complicado. “Enfrentamos dificuldades e o Sinproesemma entende que a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação é fundamental para que a educação pública em Paço do Lumiar seja de qualidade. Esperamos chegar a um entendimento com a gestão municipal, a união da categoria é de grande importância nesse momento”, afirmou.

O núcleo do Sinproesemma em Paço do Lumiar realizará assembleia com a categoria para discutir os pontos da pauta de reivindicações, no próximo dia 13 de fevereiro às 15h, na Sede Social do Sinproesemma, localizada na Estrada de Ribamar, bairro Laranjal. Participaram ainda da reunião o secretário de Esporte e Lazer do Sinproesemma, Josivaldo Corrêa e as coordenadoras do núcleo do Sinproesemma em Paço do Lumiar, Jori Mary Souza dos Santos; Ildeni Santos, Tânia Maria Campos e Maria Dionízia Ribeiro.