Formação Continuada é pauta de reunião entre Sinproesemma e Escola de Governo do Maranhão

O Sinproesemma recebeu, na manhã desta quinta-feira, 04, o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), prof. Odair José Neves e a assessoria de desenvolvimento institucional da Escola, representada por Edvard Neto. A diretoria do sindicato participou da reunião, cujo objetivo foi definir encaminhamentos para atender pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2019, que abrangem, principalmente, a formação continuada de professores e professoras e o Profuncionário.

Ao falar sobre a EGMA, prof. Odair ressaltou que as linhas de atuação da escola são a formação e o aperfeiçoamento da gestão pública. Segundo ele, o debate sobre a necessidade do fortalecimento da carreira do servidor, sobretudo dos profissionais que atuam na educação pública estadual, é constante e fundamental. Ele destaca ainda que há o entendimento de parceria entre Sinproesemma, Seduc e a EGMA, para desenvolver uma política de formação continuada consistente e eficaz, focada na profissionalização e fortalecimento da carreira dos trabalhadores da educação estadual. O próximo passo, no entanto, é organizar essa política. Ele chamou a atenção para uma atuação em conjunto já existente entre EGMA e Seduc, de formação específica para professores.

O diretor da EGMA explicou que a escola tem oferecido desde cursos mais abrangentes para servidores, até outros de acordo com a necessidade dos órgãos de governo. Primeiramente, são presenciais, mas que há um esforço para que sejam também à distância, por meio de plataforma digital que está em desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda neste segundo semestre. Ele citou o curso de gestão para servidores e curso preparatório para o Enem, direcionado àqueles que queiram ingressar no curso superior. Indagado sobre a possibilidade destes cursos de formação contemplarem também os dependentes de servidores, prof. Odair respondeu que esta não é uma ideia a ser descartada, mas que a viabilidade precisa ser estudada, bem como a abertura para a comunidade em geral.

“A Escola de Governo atual está buscando organizar esta política. O que temos feito hoje é a articulação com os órgãos, como a Seduc, para formalizar este projeto. Há um esforço conjunto para que isso aconteça, o compromisso das partes envolvidas, agora é juntar todas as forças para a concretização”, afirmou o prof. Odair José Neves.

Em contrapartida, o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, demonstrou preocupação em relação ao atendimento da demanda, quando as políticas de formação para professores e funcionários de escola forem consolidadas, uma vez que o atendimento destes pontos da pauta requer despesas tanto com pessoal quanto com aparatos tecnológicos.  “Queremos um esforço conjunto para que isso seja consolidado. Formação continuada é uma pauta constante, pois o professor deve sempre se atualizar, e aí ele sempre vai buscar o mecanismo de ter o acesso mais fácil, quer ter o material à disposição no tempo livre. Por isso é importante viabilizar uma plataforma digital que atenda às necessidades dos (as) professores (as) e funcionários de escola. Isto é fundamental para a concretização dos pontos de formação continuada da nossa pauta”, disse Oliveira.

O diálogo entre Sinproesemma e Seduc vai resultar, em breve, na abertura de edital para o curso Tecnólogo Superior em Processos Escolares: Secretaria Escolar, inicialmente com 40 vagas, que será ofertado pelo IEMA em parceria com a UEMA. Outros editais estão previstos para áreas técnicas e tecnólogas, como alimentação, infraestrutura e multimeios, dando seguimento ao Profuncionário.

Ao fim da reunião, foi criado um grupo de trabalho com representantes do Sinproesemma, Seduc e EGMA, que atuará pela consolidação da formação continuada para trabalhadores em educação.

Acesse aqui o site da EGMA.