Contra o fim do MTE

O Sinproesemma convoca toda a categoria dos Trabalhadores em Educação para o ato público contra a extinção do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, proposto pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.  O ato é organizado pelas Centrais Sindicais e está marcado para o dia 11 de dezembro, terça-feira, a partir da 08h da manhã, em frente à sede Regional do MTE, no Bairro da Cohab.

O fim do Ministério do Trabalho e Emprego representa mais um grave ataque aos direitos dos trabalhadores. Com 88 anos de história, o MTE tem como principal objetivo pensar a política de geração de emprego. Nesse momento, segundo dados do IBGE, o Brasil conta com mais de 13 milhões de pessoas desempregadas.

“Fica evidente que com o fim do Ministério do Trabalho, o número de desemprego no Brasil tende a piorar. Sem regulamentação e a fiscalização dos direitos trabalhistas, a automatização e a precarização das relações de trabalho vão aumentar. Precisamos combater essa medida que surgiu para atender aos setores patronais que não tem nenhum interesse na fiscalização e na segurança do trabalhador”, disse o professor Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Por isso Trabalhadores, é chegada a hora, novamente, de cerrarmos fileiras contra mais essa tentativa de retirada de direitos da classe trabalhadora. Precisamos lutar contra a extinção do Ministério do Trabalho e garantir os preceitos da Constituição de 1988.